Graças à nova administração, Teatro das Bacabeiras funciona a todo vapor

Texto de André Mont’Alverne, publicado no “Correio do Amapá” – Edição de 19.09.2010

Teatro das Babeiras – Foto: Elton Tavares
O Teatro das Bacabeiras, local que tem a sublime missão de ser o centro cultural de Macapá, está, desde o início de agosto de 2010, sob nova administração. O produtor cultural Disney Furtado da Silva melhorou a forma de funcionamento da casa de espetáculos e a realização de eventos artístico-culturais na capital amapaense. De acordo com o administrador, em sua gestão, o espaço está mais acessível á classe artística de Macapá.

Conforme Disney, nessa nova fase, o Bacabeiras abriu as portas para a comunidade artística de todas as vertentes. Foi realizada uma reunião com as produtoras e grupos culturais locais, com o objetivo de identificar as demandas existentes no setor e resolvê-las. Hoje em dia, o Teatro, que fica localizado no centro de Macapá, está mais acessível, os movimentos culturais recebem as pautas do Bacabeiras, interando-se previamente de sua programação, as salas estão abertas para ensaios e a burocracia para o uso do Auditório foi minimizada. Enfim, antes tarde do que mais tarde.

Agora os artistas de gêneros diversos possuem orientação e apoio logístico, pois a administração adquiriu material especializado para desenvolver suas ações, inclusive na confecção de banners para a divulgação de eventos. Os funcionários do Teatro receberam treinamento para receber o artista e como ajudá-lo em suas atividades. Outra benfeitoria da nova administração foi na estrutura do Teatro, que passou por reparos e resolveu um antigo problema, a refrigeração do local.

Este apoio e preferência é primordial, fato que só se tornou possível quando um produtor cultural assumiu a casa de espetáculos e intensificou seu comprometimento com a arte amapaense, viabilizando assim o bom funcionamento do Bacabeiras. Neste período da nova administração, a o Teatro já recebeu companhias de Teatro do Nordeste e do Sul do Brasil.

Entre as ações que virão, estão as atividades e peças teatrais, a continuidade do “Projeto Escadaria”, que consiste em shows em frente à casa e o “Projeto Pano de Fundo”, que será realizado na parte de trás do Bacabeiras. Sobre o Pano de Fundo, Disney explicou que ele será diversificado, poderão ser exposições, shows, peças ou qualquer tipo de manifestação cultural.

“Estamos sanando pequenos problemas estruturais e nos aparelhando para que o artista se sinta bem, por que sem eles, o Teatro não funciona. Queremos que nosso espaço seja usado 80% do tempo em manifestações artísticas e somente 20% para eventos institucionais. O Bacabeiras está de portas abertas para os artistas amapaenses e comunidade em geral, nosso objetivo é cumprir nosso papel como casa de cultura de Macapá”, disse Disney Silva.
O Teatro

O Teatro das Bacabeiras foi inaugurado em 1992, com uma arquitetura moderna, é um dos grandes patrimônios arquitetônicos de Macapá. Sua capacidade é para 705 pessoas (sentadas). Um detalhe chama atenção, a acústica do Teatro é perfeita, elogiada por muitos os artistas de fora do Estado, que já se apresentaram na casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *