Grupo amapaense de teatro estreia espetáculo sobre os primeiros colonizadores no Rio Amazonas

Premiado em edital internacional de artes cênicas, Frêmito Teatro apresenta ‘A Descoberta do Rio das Amazonas’ nos dias 18 e 19 de dezembro.

Com humor e sagacidade, o grupo amapaense Frêmito Teatro apresenta em ensaio aberto a montagem “A Descoberta do Rio das Amazonas”. Um olhar crítico sobre a mais conhecida viagem de exploração da Amazônia colonial, iniciada em 1542, quando o espanhol Francisco de Orellana levantou âncoras nas proximidades dos Rios Coca e Napo, que margeiam o Equador, e rumou pelo Amazonas, encontrando diversos povoados indígenas.

Serão duas apresentações: no sábado, 18, e no domingo, 19, no Teatro Marco Zero, localizado no bairro Perpétuo Socorro, na zona Leste de Macapá, com lotação máxima de 60 pessoas – 50% da capacidade, respeitando decretos governamentais e os protocolos de segurança contra a Covid-19 – e no formato ‘pague quanto puder’. “A Descoberta do Rio das Amazonas” é a terceira grande produção do Frêmito Teatro .

A releitura resgata registros de narrativas históricas das primeiras navegações empreendidas por Orellana, cuja viagem foi relatada através dos escritos do Frei Gaspar de Carvajal, que o acompanhou no percurso. A expedição partiu em 1542 de Quito, descendo a Cordilheira dos Andes e acompanhando os afluentes do Rio Amazonas até sua foz, próximo de onde se localiza a cidade de Macapá.

Tudo é retratado com ironia, desde o próprio título em cartaz, que questiona a ideia de descoberta em uma região que já era habitada, e discute sobre o mito de que, ao chegarem na região, os colonizadores teriam encontrado pelo caminho guerreiras indígenas a quem chamaram de Amazonas. Entretanto, não há nada de concreto que comprove esse encontro, tratando-se de uma grande “fake news” criada por europeus.

Com a liberdade criativa que o teatro permite, o diretor Otávio Oscar conta que a narrativa desconstrói a imagem do colonizador chique, intocável, poderoso, cheio de firulas, que marca o imaginário popular. O enredo, ainda em construção, se propõe reflexivo e passeia por linhas de tempos múltiplas, do passado ao presente.

“Retratamos esses colonizadores como personagens grotescos, sujos, sanguinários e ambiciosos, homens que na floresta se depararam com todo tipo de situação: fome, exaustão, calor, batalhas. Temos também a figura dos nativos, que são atualizados para se pensar a colonização dos dias atuais. Tudo isso amarrado em diálogos ácidos, cômicos e trazendo situações do presente, como a política, a crise econômica e as vivências urbanas da Amazônia”, diz.

Em cena, os atores Wellington Dias e Raphael Brito dão vida aos personagens. Eles protagonizam composições fortes, que exigem expressões corporais intensas, sempre com um texto afiado.

Sobre o intercâmbio internacional

O projeto é uma criação em intercâmbio internacional com o grupo El Derrumbe Teatral, de Quito Equador, e conta com apoio do IBERESCENA – Programa Iberoamericano de Cooperação para as Artes Cênicas, fundo que reúne 17 países, inclusive o Brasil, para o fomento de coproduções entre artistas destas diferentes nacionalidades, sendo o Frêmito o primeiro grupo amapaense a ser contemplado na seleção.

Ensaio aberto

Os integrantes vão apresentar o espetáculo em um ensaio aberto, que possibilita ao grupo ouvir a opinião do público, tanto sobre a performance dos seus integrantes como a respeito da temática proposta. O debate com o público ocorrerá ao final da apresentação. A dinâmica é uma estratégia pra compor o texto final da peça.

SERVIÇO:

Evento: espetáculo teatral “A Descoberta do Rio das Amazonas”
Realização: Frêmito Teatro
Dias: 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo)
Horários: 20h no sábado e 19h no domingo
Local: Teatro Marco Zero, na Rua Oscar Santos, 397, bairro Perpétuo Socorro
Ingressos: pague quanto puder
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

Atenção: é obrigatório o uso de máscara

Texto: Rita Torrinha
Fotos: Ianca Moreira
Assessoria de comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *