Grupo de dança mostra arte popular do MA em espetáculo no Amapá

dança1

Por Fabiana Figueiredo

A dança Cacuriá, com influências da festa do Divino Espírito Santo realizada no Maranhão, serviu de inspiração para a produção do espetáculo de dança “Cacuriá de Dona Teté”, do grupo artístico Laborarte. O número musical, que já tem 28 anos de apresentações, foi contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança 2013, do Ministério da Cultura, e está em circulação pelo norte do país. Nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), os macapaenses vão poder assistir o espetáculo gratuitamente em duas sedes de escolas de samba.

“Curiacá de Dona Teté” faz parte do projeto Vamos Cacuriá Brasil, que promove o intercâmbio e a divulgação da arte popular do Maranhão através de oficinas, vivências e o espetáculo.

Atualmente, 32 dançarinos, quatro caixeiras – mulheres devotas do santo que tocam as caixas de percussão – e mais cavaquinho, violão, flauta e efeitos percussivos compõem o “Cacuriá de Dona Teté”, um espetáculo alegre, dinâmico e dançante. As coreografias também são criadas a partir dos movimentos dos pássaros e animais destacados nas letras das canções.

No Amapá, o projeto visitou o distrito de Mazagão Velho, no município de Mazagão, distante 32 quilômetros da capital, nos dias 2 e 3 de dezembro. Na localidade, a comunidade conheceu a cultura maranhense e a manifestação cultural religiosa que envolve o mesmo santo festejado na Festa do Divino naquele município.

Nesta quinta-feira (4), o espetáculo será apresentado na sede da Escola de Samba Boêmios do Laguinho, às 20h, no bairro Laguinho, Zona Norte de Macapá.

Na sexta-feira (5), o “Curiacá de Dona Teté” poderá ser visto na sede da Escola de Samba Piratas da Batucada, na Orla da capital, a partir das 20h.

Serviço:

Espetáculo de dança “Curiacá de Dona Teté”
Entrada: gratuita
Dia: 4 de dezembro
Local: Sede social da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, no bairro Laguinho
Hora: 20hs
Dia: 5 de dezembro
Local: Caverna do Rei do Carnaval, na Orla de Macapá, bairro Santa Inês.
Hora: 20h

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *