Grupo de teatro do Rio Grande do Norte ministra oficina e apresenta o espetáculo “O Capitão e a Sereia” em Macapá


O grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare apresenta nesta sexta-feira, 9, no Salão de eventos do Sesc Araxá, o espetáculo “O Capitão e a Sereia”, vencedor do Prêmio Shell 2009 de melhor figurino e indicado na categoria melhor música, sendo também considerado o terceiro melhor espetáculo da temporada paulistana de 2009 pela Folha de São Paulo. Serão duas sessões, com entrada gratuita, às 17h e às 19h, voltada a um público acima de 14 anos.

Antecedendo o espetáculo, na quinta-feira, 8, das 18h às 21h, o grupo ministra a oficina “Clowns de Shakespeare: prática e pensamento”, que possibilitará aos participantes vivenciarem alguns dos procedimentos de trabalho e de construção de pensamento em grupo, como os atos administrativos, a busca de meios de subsistência, as bases filosóficas e as técnicas usadas no trabalho de elaboração da cena. As vagas são limitadas. Interessados devem encaminhar e-mail para o endereço: [email protected], para receber de volta a ficha de inscrição.

Sobre a peça O Capitão e a Sereia

A montagem cênica, baseada na obra do escritor pernambucano André Neves, conta a história de Marinho, um sertanejo que nasceu e cresceu ouvindo histórias e canções sobre o mar. O rapaz desenvolve uma exímia habilidade de contar histórias sobre o mar e logo forma uma trupe de mambembes que sai pelo alto sertão a encantar as pessoas com suas histórias marítimas. Certo dia, o sertanejo se cansa desta vida e abandona a trupe para, finalmente, conhecer o mar.

Na encenação, o foco é diferente da narrativa do livro: ao invés de contar a história do herói que parte em busca do seu sonho, o grupo conta a história da trupe que ficou. Através da espera pelo retorno do Capitão Marinho, a trupe constrói seu espetáculo, porém o espetáculo em si supostamente não acontece, pela ausência do protagonista do grupo.

A luta dos mambembes em fazer com que o público não perceba a situação delicada que eles estão vivendo é o fio condutor da peça, mediado por um outro plano narrativo em que o grupo – os Clowns de Shakespeare, e não a trupe, batizada de “Tropega, Mas Não Escorrega” – comenta a situação dos seus personagens e estabelece um diálogo com a obra literária original.

Com direção de Fernando Yamoto e elenco formado por Camille Carvalho, César Ferrario, Marco França e Renata Kaiser, a produção conta com uma equipe formada por profissionais de sete estados brasileiros. Além de André Neves (PE/RS) e Helder Vasconcelos (PE), também participam do processo a figurinista e cenógrafa Wanda Sgarbi (MG), a caracterizadora Mona Magalhães (RJ), o paulistano Márcio Marciano, ex-integrante da Cia. do Latão, que realiza uma consultoria de dramaturgia e encenação, o dramaturgo colaborador Rafael Martins (CE) e os diretores-colaboradores Adelvane Néia (SP) e João Lima (BA).

Em Macapá, a produção é do grupo de teatro Desclassificáveis e do coletivo de artistas Amazourbanidade, em parceria com o Sesc Amapá e o restaurante Norte das Águas.

Sobre a oficina: 

Dia: quinta-feira, dia 8 de novembro
Horário: 18h às 21h
Local:  Teatro Porão do Sesc Araxá
Vagas: 25 pessoas
Temática: “Clowns de Shakespeare: prática e pensamento”. Irá possibilitar aos participantes vivenciarem alguns dos procedimentos de trabalho e de construção de pensamento do grupo, como os atos administrativos, a busca de meios de subsistência, as bases filosóficas e as técnicas usadas no trabalho de elaboração da cena.
Oficineiros: Grupo Clowns de Shakespeare
Investimento: R$ 10,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *