Grupo inicia tratamento do tabagismo na UBS Novo Horizonte

Começou na manhã desta terça-feira, 14, mais um grupo de tratamento de tabagismo. Desta vez, na UBS Novo Horizonte. O grupo iniciou com 16 participantes. Durante um ano será acompanhado por uma equipe multiprofissional de médico, psicólogo, enfermeiros, assistente social e nutricionista, que fazem sessões programadas, que inclui abordagem em grupo e individual. A finalidade é oferecer orientação, tratamento, acompanhamento e apoio aos fumantes que decidem parar de fumar.

Durante a reunião, um momento foi destinado aos depoimentos de pacientes que já estão em tratamento. O comerciante Valdir Silva, fumante há 42 anos, viu no tratamento oferecido pela Prefeitura de Macapá a oportunidade de se livrar do vício. “Tinha muita vontade de parar de fumar, mas não conseguia. Tentei várias vezes, mas ficava poucas horas, no máximo um dia sem o cigarro. Às vezes, nem tinha vontade de fumar e, mesmo assim, fumava. Hoje, fazem quatro meses e seis dias que não coloco um cigarro na boca. Vocês não sabem o quanto isso é bom, minha vida mudou radicalmente, graças a esse grupo. É importante você ter gente que te apoie, pessoas com quem você pode dividir a angústia. Foi isso que me ajudou e tem sido determinante para a minha decisão”.

O tabagismo está associado a diversas doenças que causam muitos danos, alguns irreversíveis para a saúde, como explicou o médico Keyton da Silva. “Quando pensamos em doenças relacionadas ao tabagismo, logo nos vem à cabeça o câncer de pulmão. Mas várias outras enfermidades estão relacionadas ao tabagismo como os cânceres de ovário, próstata, fígado, intestino, infarto, derrame e dificuldades respiratórias mais evidentes. O parar de fumar melhora consideravelmente a saúde. Os benefícios são vistos desde o instante da decisão, pois em 20 minutos sem cigarro o usuário tem sua pressão arterial e batimentos cardíacos normalizados”.

A dona de casa Maria Benedita Nunes, 51 anos, é uma das novas participantes do grupo que decidiu buscar apoio para abandonar o tabaco. “Sou sozinha aqui em Macapá, sou pai e mãe de dois filhos. O cigarro, de certa forma, é meu companheiro. Mas um companheiro ingrato, que me tira a fome, o sono, que afasta as pessoas de perto de mim pelo mau hálito que sai da minha boca. Por não querer mais isso é que me inscrevi, e tenho certeza que vou conseguir”.

No início do tratamento, os pacientes são avaliados de acordo com o grau de dependência, que vai de baixo, elevado e muito elevado, a partir da quantidade de cigarros consumida por dia. A partir dessa triagem, são administrados os medicamentos que auxiliam no tratamento, como os adesivos transdérmicos de nicotina, gomas e antidepressivos. “A medicação só é administrada em pessoas que têm o grau elevado e muito elevado, que é o caso de quem fuma mais de nove cigarros por dia. O tratamento só é medicamentoso por meio de avaliação do profissional de saúde juntamente com o usuário”, explica a coordenadora do Programa de Tabagismo, Tatiana Vidal.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza tratamento, bem como medicação gratuita, nas seguintes UBS’s: Cidade Nova, Infraero I e II, Marcelo Cândia (Jardim Felicidade), Novo Horizonte, Pacoval, Álvaro Corrêa (São Lázaro), Perpétuo Socorro, São Pedro (Beirol), Marabaixo, Raimundo Hozanan (Muca), Congós, Pedrinhas, Pedro Barros (Fazendinha) e Policlínica (Unifap). Para fazer a inscrição, o interessado deve apresentar documentos pessoais como RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *