Grupo Ressaca Literária promove encontro de leitores na Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda

O Grupo Ressaca Literária surgiu através da ideia de alguns jovens apaixonados por livros de discutir e socializar as suas leituras. Algo extremamente raro em nosso país, que ostenta o desonroso título de ser um dos que menos há leitores — o que se reflete quando se consultam as pesquisas e estatísticas do nosso sistema educacional e logo percebemos como estamos distante de outras nações em que se leva a sério a Educação e a Cultura.

O grupo, ainda pequeno, pretende este ano, em que estão previstos 12 encontros informais, atrair mais leitores e pessoas dispostas a compartilhar leituras. Embora se reúnam aos domingos (daí o nome Ressaca Literária!), 24 obras estão indicadas para leitura e discussão entre os participantes, sendo 2 obras a cada mês.

Neste primeiro encontro de janeiro, os livros “Helena”, de Machado de Assis e “Assassinato no Expresso Oriente”, da inglesa Agatha Christie, serão discutidos no dia 28 de janeiro, domingo, às 16h, na Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, local que também servirá para outros eventos do Grupo, segundo informou Aleson Herman, um dos coordenadores. O Espaço Kaos e outros locais também são usados por eles, que divulgarão nas redes sociais e nas mídias as datas e horários onde deverão acontecer novas sessões.

Para o escritor e funcionário da Biblioteca Paulo Tarso Barros, que resolveu apoiar essa iniciativa junto com o Gerente e também escritor José Pastana, “Está cada vez mais difícil estimular a leitura entre os jovens, expostos diuturnamente às mídias eletrônicas, jogos e outros atrativos tecnológicos. É bastante notável que temos mais editoras que livrarias e mais autores que leitores, algo muito discrepante e que precisa ser corrigido ou pelo menos amenizado; por isso essas iniciativas devem receber todo o apoio, e nada melhor que a principal Biblioteca do Estado abrir suas portas para esses jovens que são multiplicadores do saudável, prazeroso e tão essencial hábito da leitura. Esperamos que outras pessoas que gostem de livros e leitura busquem se juntar ao Grupo, que funciona de maneira informal, sem burocracia e aberto a novas ideias e projetos”.

Paulo Tarso Barros – Poeta, escritor, funcionário da Biblioteca e organizador do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *