Guarita desativada é transformada em ponto cultural na Floriano Peixoto

Por Fabiana Figueirado, do G1 Amapá

Membros da Associação Cultural Corpos que Falam inauguraram um novo espaço de divulgação da cultura amapaense, na sexta-feira (6): a Gruta das Artes. O lugar era uma guarita da Guarda Municipal de Macapá , na praça Floriano Peixoto, localizada no bairro Trem, Zona Sul da capital, e foi reformada por artistas.

“Após uma ação na praça, percebemos que a guarita estava abandonada. Então surgiu a ideia de revitalizá-la e transformar o entorno em um ambiente artístico”, disse o presidente da associação, Agnaldo Santos.

Na inauguração foram expostos quadros, e houve apresentações de dança, música e teatro. O produtor cultural afirma o ponto também tem o objetivo de fazer com que a população volte a visitar a praça, como acontecia em anos anteriores.

Esse lugar será um espaço de agregar as várias artes, cada um no seu segmento, mostrando a união, mesmo com seus pontos de vista diferentes. A Gruta das Artes pretende trazer a família de volta para a Floriano Peixoto, para passar a tarde e conhecer um pouco mais da cultura macapaense“, reforçou Santos.

Entre os projetos que serão desenvolvidos no espaço pela associação cultural, estão oficinas de pintura ao ar livre, aulas de dança contemporânea e moderna ao ar livre e apresentações de sinfonias.

O líder do projeto disse, ainda, que pretende fazer uma parceria com as escolas do município para que aulas especiais sejam feitas no local, com enfoque para a cultura local.

Como o espaço era uma guarita, os guardas municipais realizam o serviço de segurança ao redor da praça, com rondas sobre bicicletas e em viaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *