Há 23 anos, Kurt Cobain fugiu para o Nirvana…

kurt-cobain

Há exatos 23 anos, morreu Kurt Cobain. O líder e vocalista da banda Nirvana foi encontrado morto em sua casa, em Seattle (EUA), em 5 de abril de 1994. Ele tinha os mesmos 27 anos que muitos roqueiros falecidos nessa idade.

O relatório kurt_cobaindo Departamento de Polícia de Seattle sobre o incidente afirmou que Kurt Cobain foi encontrado com uma espingarda ao lado do seu corpo, que ele tinha um ferimento visível na cabeça e que havia uma nota de suicídio descoberta próxima a ele.

Existem lendas e teorias da conspiração sobre a morte do artista. Kurt Cobain estaria de saída do Nirvana, em pleno processo de divórcio com a também cantora Courtney Love. Aliás, dizem que ele iria reescrever seu testamento para excluí-la e se pmi_1226433524070652reparando-se para pedir a custódia de sua filha.

De acordo com a autópsia, a quantidade de heroína detectada em seu sangue correspondia a três vezes a dose letal da droga. Como o próprio Cobain ainda poderia ter puxado o gatilho da espingarda?

Bem, se foi ou não suicídio, talvez nunca saberemos, mas o fato é que há 22 anos, nós ficamos atônitos com a partida precoce de um dos heróis do Rock and Roll mundial. Formado por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic, o Nirvana acabou com a morte prematura de Cobain.

Naquela época, nós caçávamos sons novos como as bruxas eram perseguidas durante a Inquisição, ou seja, incansavelmente. Tempos de festinhas de garagem e TDK 90 minutos, com os nomes das músicas anotadas no papel interior da capa da fita cassete.nirvana-600-370-01

Lembro como se fosse ontem, em 1992, a recém chegada MTV em Macapá exibia o vídeo de “Smells Like Teen Spirit” incessantemente e nós não enjoávamos. Fiquei enfeitiçado quando ouvi aquilo pela primeira vez. Música do segundo álbum do Nirvana, o épico “Nevermind”, fez Kurt e sua banda entrarem para o Olimpo da música. E também o Grounge, até então um subgênero do rock alternativo. O disco tirou Michael Jackson do topo das paradas e revolucionoukurt_cobain2 o Rock

Cheio de atitude e genialidade, como diria meu amigo Régis Sanches: “Kurt Cobain, você fugiu para o Nirvana” (na música Para Sempre Rock and Roll). Bom tomara que tenha sido isso, pois aqui ele faz e sempre fará falta. Valeu, Kurt!

Elton Tavares

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*