Há 47 anos, Led Zeppelin lançou seu primeiro álbum: Led Zeppelin!

led-zeppelin-i-front-1969

No dia 12 de janeiro de 1969, há exatos 47 anos, a banda britânica Led Zeppelin, lançou seu primeiro álbum, com nome homônimo ao grupo de Rock and Roll. O disco de estréia foi gravado em outubro de 1968 no Olympic Studios, em Londres, e lançado pela Atlantic Records, produzido por todos os quatro integrantes do grupo, o guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham.

O disco foi gravado em menos de um mês. Foram necessárias somente 36 horas em estúdio, duranLed_Zeppelinte algumas semanas, para registrá-lo, de acordo com Jimmy Page. O álbum contribuiu de forma significante para mudar o caminho da história do rock como um todo. Seja em mistura de gêneros, formas de tocar os instrumentos, técnicas de canto, estilos de composição e operações de gravação.

As músicas do debut do Led são:

1. Good Times Bad Times
2. Babe I´m Gonna Leave You tumblr_mv593dXiJO1shmk5co1_500
3. You Shook Me
4. Dazed and Confused
5. Your Time Is Gonna Come
6. Black Mountain Side 
7. Communication Breakdown 
8. I Can´t Quit You Baby 
9. How Many More Times

A bolacha, com nove canções e 44 minutos minutos de duração foi resultado de folk britânico, blues americano, pop psicodélico do final dos anos 60 e som pesado de guitarra. Uma obra brilhante que vendeu mais de 40 milhões de cópias.

Reconhecimento

download5Em 1993, o jornal The Times considerou Led Zeppelin o 41.º melhor disco de todos os tempos, em uma lista de cem. A revista Rolling Stones incluiu a obra na lista os 500 melhores discos de sempre, na posição 29. A bolacha recebeu um prêmio Grammy Hall of Fame, que honra gravações de ao mínimo 25 anos e com “significância qualitativa ou histórica”, em 2004,

Em 2006, o álbum foi incluído no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die, de Robert Dimery, e foi reconhecido como um dos “100 Greatest British Rock Album Ever” e 100 Greatest Debut Albums, pelas publicações Classic Rock e Uncut.[65] [66] A obra também foi induzida aos 200 definitivos do Rock and Roll Hall of Fame em 2007,e foi novamente citada pela Q, quando a revista criou sua lista de 21 Albums That Changed Music e colocou-a na sétima colocação.

Enfim, o Led foi uma banda lendária, formada por músicos extremamente talentosos, que há 47 anos, começou sua sensacional trajetória com esse discaço!

Bandas são mais que ajuntamentos de músicos, são reuniões de alma” – Jimmy Page.

Elton Tavares, com informações das revistas lidas, sites visitados e mesas de bar de todos os bares de Rock and Roll que fui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *