Hemoap abre para doação de sangue durante ponto facultativo

f532529deb2b8bea47f3db780d33805e
Foto: Marcio Pinheiro

Por Janine Cruz

Durante o ponto facultativo, no dia 1º de novembro, decretado pelo Governo do Estado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) abrirá para captação de sangue e plaquetas. Os interessados devem comparecer de 7h30 às 13h30 na instituição, localizada na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, para a coleta de sangue.

A iniciativa é manter o estoque regular de sangue, principalmente dos tipos AB-, AB+ e 0- e garantir as plaquetas, que possuem vida útil de cinco dias. “Se não abríssemos para doação nesta terça-feira, correríamos o risco de ficar sem plaquetas, após o feriado prolongado”, informou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

O Hemoap é responsável pela captação, armazenamento e distribuição do sangue para os paciente das unidades hospitalares públicas e privadas do Estado. Em média, são realizadas 70 doações por dia e uma bolsa de 450ml de sangue coletado é capaz de ajudar até quatro pessoas.

O sangue doado passa por um processo de fracionamento, onde é possível extrair o concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado, que também são doados. Além disso, a qualidade do material doado é assegurada com a realização de seis tipos de exames: HIV, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas e HTLV.

Quem pode doar sangue e plaquetas

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos, pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar por um período, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres até três. Já as plaquetas podem ser doadas até 24 vezes por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *