Hemoap busca doadores para garantir estoque de sangue durante férias de julho – Por @ElmanoP

Foto: Márcio Pinheiro

Por Elmano Pantoja, da Agência Amapá

Para manter um estoque de sangue satisfatório durante o mês de julho, quando muitas pessoas viajam para fora do Estado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está intensificando as ações para captar novos doares e garantir a quantidade necessária, principalmente de hemácias e plaquetas.

Segundo o diretor do instituto, Sávio Guerreiro, o período férias exige o abastecimento constante de doações em razão do grande potencial de incidentes na demanda da emergência. “A maior necessidade de renovação de estoque acontece devido a vida útil das plaquetas que só podem ficar estocadas por cinco dias, sendo que também é o componente mais usado”, alerta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estipulado como um estoque seguro suficiente para oito dias é composto por 146 bolsas de sangue tipo O+, 12 bolsas de O-, 67 bolsas de A+, seis bolsas de A-, 25 bolsas de B+, três bolsas de B-, cinco bolsas de AB+ e três bolsas de AB-.

O Hemoap fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 1106, bairro Central de Macapá.

Quem pode doar sangue

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que deixa inapto temporariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *