Hemoap convoca doadores dos grupos sanguíneos com fator Rh negativo

Foto: Márcio Pinheiro/Secom

Por Janine Cruz

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca voluntários dos grupos sanguíneos com fator Rh negativo para doação. O instituto precisa manter o estoque de sangues A, B, AB e O negativo em nível seguro para atender as demandas transfusionais para pacientes internados e/ou de urgências nos hospitais.

“O estoque de sangue do Hemoap está regular, mas é necessário manter em especial os tipos sanguíneos raros, como O-, mais utilizado nas emergências de saúde por se tratar do doador universal”, disse a diretora do hemocentro, Ruimarisa Martins.

A gestora explicou também que todos os sangues negativos são considerados raros, pois são os menos presentes na população, por isso a necessidade constante de reposição no estoque.

“O Rh negativo é uma preocupação constante, e neste momento pedimos principalmente ajuda a estes doadores”, continuou Ruimarisa Martins.

Medidas preventivas

Desde o lançamento das ações de prevenção e enfrentamento ao vírus pelo Governo do Estado, o Hemoap adotou algumas medidas de segurança:

Disponibilização de uma linha telefônica – (96) 98811-0200 – para que os voluntários possam fazer o agendamento da doação de sangue por ligação ou whatsApp. Atende de segunda a sexta-feira entre os horários de 8h e 10h30.

A triagem dos doadores passou a ser feita na portaria da recepção para evitar aglomeração e reduzir o tempo de permanência. E ainda o reforço da higienização de portas, maçanetas e corrimões para evitar contaminação.

Segurança na doação

Caso o doador apresente sinais de gripe ou resfriado, o voluntário deverá realizar a doação 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Em caso de viagem para fora do estado nos últimos 30 dias, estarão aptos para doação após um mês da data de chegada.

Os doadores que forem até o Hemoap não devem levar acompanhantes. E devem reforçar as orientações de lavagem das mãos e higienização com álcool em gel ou sabão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *