Hemoap convoca doadores nesta quinta e sexta-feira

Por Janine Cruz

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca doadores de qualquer tipo sanguíneo nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), para reforçar e garantir a reposição do estoque de sangue. O atendimento acontece das 7h30 às 12h e a unidade está localizada na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 1106, esquina com a rua Jovino Dinoá, no bairro Central.

Para manter o estoque o Hemoap depende da doação voluntária. Cerca de 35 mil pessoas estão cadastradas e a capacidade de atendimento por dia pode chegar a até 130 voluntários, porém apenas 70 doadores têm se apresentado na unidade diariamente, o que mantém o instituto em alerta, principalmente com a proximidade de feriados.

O diretor do instituto, Sávio Guerreiro, explicou que o reforço é para garantir o nível do estoque, mesmo com os feriados, do dia 15 e 20. “Nossa preocupação é que já enfrentamos a baixa no estoque dos tipos O- e B+, e com os feriados cai o número de doadores ao mesmo tempo que as demandas nas emergências aumentam. A população costuma atender ao nosso chamado e isso é muito positivo”, destacou.

Como ser doador

Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, com mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 se já forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que deixa inapto temporariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *