Hemoap convoca voluntários para doação de sangue

A urgência é para abastecer as unidades hospitalares do Estado com as tipagens O+, O- e AB+ . Cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas.

Por conta da baixa no estoque, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está convocando os doadores de todas as tripagens sanguíneas, sobretudo, os doadores voluntários com sangue tipo O+, O- e AB+. O Hemoap abastece todas as unidades hospitalares públicas e privadas do Estado.

A queda no abastecimento é observada desde o início da pandemia. As bolsas de sangue captadas pelo Hemoap abastecem todas as unidades de saúde do Estado do Amapá, tanto da rede pública quanto da rede privada, e essa baixa na captação reflete no abastecimento das unidades hospitalares, principalmente no Centro Covid do Hospital Universitário (HU), que está sendo o maior consumidor no momento.

Foto/Imagem: Instagram @hemoap

Critérios para doar sangue:

Pesar acima de 50 kg;
Ter idade entre 16 e 69 anos;
Estar em boas condições de saúde;
Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias;
Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
É indispensável estar descansado e bem alimentado antes da doação.
Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. A pessoa só é classificada como apta ou não para doar sangue após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

Endereço e funcionamento:

Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações podem ser feitas por comparecimento espontâneo ou agendamento através Whatsapp (96) 98811-0200.

Para mais informações ou dúvidas, acesse a plataforma do Hemoap.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *