Hemoap mobiliza doadores para não faltar sangue nas festas de fim de ano


Com a chegada das festas de final de ano aumentou a preocupação dos técnicos do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) em garantir estoque de sangue suficiente para atender a demanda no mês de dezembro. Desde segunfa-feira (16), o hemocentro vem mobilizando doadores na campanha ‘Natal Solidário’. As bolsas de sangue atendem à rede hospitalar pública e privada do estado.

De acordo com a chefe de captação do Hemoap Marilda Ferreira, nesse período de festas é comum a redução no número de doadores. “Temos que abastecer o estoque para o Natal porque o risco de zerar o estoque é grande. Estamos convidando os doadores a comparecerem ao hemocentro”, reforçou.

Marilda explica que boa parte das pessoas que procura o Hemoap para doar sangue já é voluntário e repete o processo pelo menos 3 vezes por ano. As doações são de no máximo 450 mililitros de sangue e cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas.

A técnica em radiologia Valdelice Gomes diz que começou a doar por um amigo, mas que resolveu ser voluntária permanente há um ano e meio. “Doei para uma pessoa que estava precisando e resolvi continuar para ajudar outras”, explicou.

O funcionário público Ivan Rodrigues era doador no estado do Pará. “Comecei a doar quando entrei para a Marinha, em Belém, agora, no Amapá, resolvi continuar o gesto”, disse.

O Hemoap estabelece que para ser um doador, o voluntário precisa estar enquadrado em diversos requisitos, entre eles, ter idade mínima de 18 anos e a máxima de 65, pesar no mínimo 50 quilos, realizar exames de tipagem sanguínea, HIV, sífilis, doença de chagas e hepatites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *