Hemoap promoverá campanha “Eu salvo vidas”

hemoap p4

Na próxima quarta-feira, 03 de fevereiro, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) promoverá a quarta edição da campanha “Eu salvo vidas”. Com o objetivo de preencher o estoque de bolsas de sangue o Hemoap pretende atrair dezenas de pessoas para efetuar o ato de doar.

A vereadora Aline Gurgel é uma das incentivadoras da campanha, segundo ela, a intenção de contribuir é preencher o estoque de bolsas do Hemocentro, já que, após ter sido realizado um estudo, constatou-se que os bancos de sangue sempre trabalham na reserva do estoque.

Desde a primeira edição da campanha o número de doadores tem crescido no Hemocentro. Ela iniciou nas redes sociais e estendeu-se para a sociedade. “Com o passar dos anos vemos que as pessoas estão indo fazer sua doação, todo mundo abraçou a causa, mostrando que podemos ajudar o próximo”, ressalta a vereadora.

Esta é a primeira campanha de 2016 que o Hemocentro está promovendo, segundo o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, as campanhas realizadas contribuem bastante para o aumento de doadores de sangue e consequentemente do estoque de bolsas.

O Hemoap trabalhará durante quatro anos (2016-2019) com o planejamento estratégico da unidade, baseado no Plano Plurianual (PPA) desenvolvimento, produtividade e inclusão social, com o intuito de aumentar 15% de suas doações, além disso, o Hemocentro tem como objetivo atingir 50% de doadores voluntários dentro desse período; atualmente ele conta com aproximadamente 41% de doadores voluntários.Hemoap-inicia-campanha-para-captar-doadores-de-fator-RH-Negativo

Dados 2015

Em 2015, o Hemocentro recebeu 20.124 doações durante o ano, que ocasionou um crescimento de 10% no volume de bolsas coletadas em comparação com 2014, em que foram realizadas 18.958 doações.

Apesar de o Hemocentro estar ganhando mais doadores, o diretor ressalta que é de grande importância que as doações continuem sendo realizadas, principalmente para o fator RH negativo, que costuma ser raro entre a população.

Requisitos para doar sangue3446_hemoapsangue11

·Estar em boas condições de saúde;
·Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
·Pesar no mínimo 50kg;
·Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
·Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
.Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Fonte: Jornal do Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *