Hemoap reforça ação para doação de sangue e medula óssea


Técnicos do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) realizam neste sábado, 12, ações de conscientização para a doação voluntária de sangue e medula óssea, no Estado. A campanha acontece das 8 às 12 horas, na Faculdade Madre Tereza, em Santana, e faz parte das estratégias do Hemocentro para atrair novos doadores voluntários.

Aproximadamente 15 profissionais de saúde do Hemoap, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais participam da ação deste sábado na Faculdade Madre Tereza. O enfermeiro do Hemoap, Fabiano Fonseca, ressaltou que se trata de uma ação preventiva, com o objetivo de sensibilizar os acadêmicos e a população em geral para a doação de sangue e medula óssea. “O Hemoap tem buscado novos parceiros com a proposta de ampliar o número de doadores voluntários e, consequentemente, manter o estoque de sangue razoável”.

Fabiano Fonseca destacou que, durante a ação em Santana, além das orientações sobre doação de sangue, haverá coleta de sangue de pessoas que optarem pelo Registro Brasileiro de Candidatos Voluntários a Doação de Medula Óssea (Redome). O Amapá tem mais de 21 mil doadores de medula óssea cadastrados, desde a implantação do serviço no Estado em 2009.

Pelo menos 15 candidatos a doadores voluntários de medula óssea já saíram do Estado, com o objetivo de fazer o transplante de medula óssea. Fabiano salientou que a média de testes de compatibilidade para transplante de medula óssea é de um milhão para cada um paciente.

O Hemoap conta com aproximadamente 50 mil doadores voluntários de sangue. Destes cerca de 12 a 15 mil são doadores permanentes. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que homens devam doar sangue de dois em dois em meses e mulheres de três em três meses. O doador de sangue deve estar bem de saúde e ter idade entre 16 a 68 anos.

Semana Santa

Devido o período da Semana Santa, o Hemoap intensifica na próxima segunda-feira, 14, as ações de coleta de sangue e de captação de novos doadores voluntários de sangue. O atendimento prevê a manutenção do estoque de sangue do Hemocentro.

A ação acontece das 7 às 13 horas, com encerramento na quinta-feira, 17. O aumento do estoque de sangue se faz necessário para atender as demandas de hospitais da rede pública e privada.

Mais Informações: 9178- 2411/ 8111- 6558/ 9148- 8001.

Edy Wilson Silva
Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*