Hernani Victor Guedes: 97 anos de paixão musical – Por Fernando Canto

Por Fernando Canto

Hoje uma das maiores personalidades musicais do Amapá completa 97 anos de existência. O ilustre cidadão Hernani Victor Guedes carrega no peso da idade avançada o leve fardo de um legado musical que se espalhou pelos quatro cantos desta imensa plateia que é o Amapá, terra que escolheu para viver desde o início do Território Federal.

Há quatro anos, a convite falei sobre sua vida musical e outros aspectos biográficos na sua casa. Foi algo terno e verdadeiro, que contou com a presença de outros depoentes como seu irmão Luiz Guedes, o cunhado Adamor Oliveira e músicos que fizeram parte de do conjunto Os Mocambos, que ele criou e liderou por muitos anos, nos quais diversos músicos o integraram, como o Joãozinho Batera, o Paulo Bezerra e eu.

Espero que o filme-documentário fique logo pronto para que possamos nos deleitar com as histórias contadas por todos, inclusive por seus filhos, meus amigos de longa data, pois a minha grande lembrança do seu Hernani é vê-lo tocando seu violino e comandando os músicos no prefixo musical “Sinfonia Nº 40 em Sol Menor de Mozart”, com arranjos super-contemporâneos que fazia ao misturar música erudita com ritmos brasileiros.

*Texto do ano passado adaptado e republicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *