Hoje começa o 10º Festival Imagem-Movimento – FIM (com apresentação do filme BELO MONTE, O ANÚNCIO DE UMA GUERRA)


HOJE (2), na abertura do 10º FIM será exibido este documentário sobre a maior obra de engenharia do país da atualidade, na qual depoimentos a favor e contra Belo Monte apontam para um desastre do ponto de vista ambiental, econômico e social.

Belo Monte é uma usina hidrelétrica que o governo pretende instalar no coração da Amazônia, na Volta Grande do rio Xingu na cidade de Altamira, Pará. O documentário “Belo Monte, Anúncio De Uma Guerra” é um projeto independente e coletivo a respeito desta obra, que foi filmado durante 3 expedições à região do rio Xingu. Trata-se de material riquíssimo sobre os bastidores da mais polêmica obra planejada no Brasil, com imagens de alto impacto e entrevistas com os principais envolvidos na obra, incluindo lideranças indígenas (como o Cacique Raoni e Megaron), o Procurador da República (Dr. Felício Pontes), o Presidente da FUNAI (Márcio Meira) e políticos locais a favor da construção da Usina.

Trailer do filme:
O FIM


O FIM foi idealizado por um grupo de agentes culturais universitários e recém-formados em 2004. Desde então, o evento é um dos responsáveis pelo aprimoramento da produção audiovisual no Amapá.

Ao longo dessa última década, o festival percorreu mais da metade dos municípios do Amapá levando mostras de filmes e cursos de realização audiovisual básica, criou e fomentou cineclubes por onde passou, promoveu, junto com seus parceiros, eventos que debateram profundamente a sétima arte na Amazônia e se preocupou estrategicamente com a formação de novos agentes culturais ligados ao audiovisual no Estado.

Dessa trajetória muitos bons frutos foram colhidos, entre eles está a certeza de que aprendemos muito nessa caminhada, que temos muito a avançar e que essa primeira década de trabalho nos mostra resultados concretos através de uma produção audiovisual maior em quantidade e em qualidade. Isso se materializa nos mais de 80 filmes de vários estados que chegam ao longo do ano para que possamos exibir, nas atividades cineclubistas, nas oficinas realizadas nos municípios e nas mostras que ajudamos a realizar em várias escolas da rede pública de ensino.
De 2 a 8 de Dezembro

Dia 2 – Abertura – Na Praça Veiga Cabral – às 19h;
Dia 3 – Mostra Quintêssencia e Mostra Miscelânea – No CDC Azevedo Picanço – às 19h;
Dia 3 – Mostra Itinerante I – Na Praça da Caixa D’água (Buritizal) – às 19h;
Dia 4 – Mostra Memorabilia – No CDC Azevedo Picanço – às 19h;
Dia 5 – Mostra Apocalipse – No CDC Azevedo Picanço – às 19h;
Dia 5 – Mostra Itinerante II – Na Praça do Curiaú (Zona Norte) – às 19h;
Dia 6 – Mostra Fôlego! – Na Muralha da Fortaleza de São José – às 19h;
Dia 7 – Mostra Muralha – Na Muralha da Fortaleza de São José – às 19h;
Dia 8 – Mostra Mousikê/ Festa Decálogo – No Espaço Caos – A partir das 17h – Entrada 3 reais.

Informações completas aqui: http://www.festivalfim.blogspot.com.br
Também rolará rock nacional com a TÉLON BAND e uma performance muito especial da SAGA DOS ZERINHOS.

DIA: 02 de Dezembro
HORA: Às 19h
LOCAL: Praça Veiga Cabral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *