Hoje começa o III Congresso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá


Em uma ação coletiva, alunos e professores do curso de jornalismo estão organizando o III Congresso de Jornalismo da UNIFAP  (Conju) a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2014, no anfiteatro do campus Marco Zero, em Macapá. O evento é considerado um dos maiores e mais importantes desta instituição, reunindo centenas de participantes, entre comunidade acadêmica, profissionais da área e a sociedade em geral.  Na programação, conferências, debates, minicursos, apresentações científicas nos Grupos de Trabalho (GTs) e muitas atrações culturais, incluindo concurso de fotografia, festival de vídeo, manifesto cultural, lançamento de livros, dentre outros.

Com o tema  “Convergência Midiática, Ética e Mídias Sociais: novos cenários no jornalismo”, o congresso está com uma programação ampla e diversificada.  A conferência de abertura será ministrada por Suzana Tatagiba, representante da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) onde foi, recentemente, presidente da Comissão de Ética. Além da vivência de mercado e atividade sindical, Tatagiba trabalhou durante dez anos em instituições de ensino superior no Espírito Santo,  lecionando as disciplinas Telejornalismo, Radiojornalismo, História da Comunicação, Teorias do Jornalismo, Ética e Legislação. Atualmente, ministra módulos em cursos de pós-graduação e em sua conferência vai falar sobre “Ética jornalística em tempos de convergência”.  Sua conferência será de 19h às 21h do dia 12 de fevereiro, no anfiteatro da UNIFAP.

Antes da conferência de abertura, os congressistas podem participar dos Grupos de Trabalhos (GTs), onde serão apresentados resultados de pesquisas científicas, em forma de resumo expandido, sobre o tema “Desafios do jornalismo regional na atualidade”. Essa apresentação acontece das 14h às 18h30 e é uma das novidades do evento, que pela primeira vez introduz a modalidade  de GTs. O objetivo é incentivar as pesquisas  na área de comunicação, jornalismo ou áreas afins voltadas para a as realidades regionais, estimulando reflexões teóricas sobre produtos resultantes de práticas laboratoriais, desenvolvidas em atividades de ensino e extensão na área de comunicação ou jornalismo.

No segundo dia,  13 de fevereiro, as atividades começam com os minicursos, ministrados durante toda a tarde. As abordagens contemplam desde o fotojornalismo na contemporaneidade às questões sobre TV, rádio, interatividade, ética, cidadania, narrativas e  redes sociais. Ministrados por professores do curso de jornalismo e por profissionais do mercado, esses minicursos acontecem na quinta-feira, dia 13/02, das 14h às 18h e na sexta-feira, dia 14/02, das 14h às 17h30. Suas vagas são limitadas.

Ainda na 5a-feira, dia 13/02, a atração da noite será a conferência “Jornalismo e Convergência: inovações na produção midiática”, proferida pelo professor Walter Lima Jr., da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Coordenador da Rede JorTec e da I RedesJor, Walter Lima fez pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias Digitais, colaborando com um projeto de pesquisa aplicada multidisciplinar na conceitualização de bases para produção de software inteligente de busca de fontes jornalísticas. Em sua tese de doutorado, pesquisou sobre Jornalismo Digital a fim de contribuir para que a formação do jornalista que atua em plataformas digitais seja mais completa e relevante para a sociedade. Seu objetivo, segundo ele mesmo explica, é aliar a formação humanística às tecnologias vigentes no campo profissional. Sua conferência no III Conju será das 19h às 21h, no anfiteatro da Unifap.

Já na 6a, dia 14 de fevereiro, também no anfiteatro, a atração fica por conta da mesa “Democratização da internet e ativismo na mídia brasileira  e do lançamento da campanha “Para expressar a liberdade”. A abordagem será feita por Rosane Bertotti, do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelo professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Ciência Política, Amadeu pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Dentre os temas que pesquisa, destacam-se: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e internet. Sérgio Amadeu é integrante do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), consultor de Comunicação e Tecnologia e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e autor dos livros “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”. Depois desse debate no Conju, marcado para o horário das 18h30 às 20h30, serão realizadas várias atividades artístico- culturais. Aliás, a programação artístico-cultural será intensa nesse III Conju e vai marcar os três dias de congresso.

Atividades artístico-culturais: desde a sua primeira versão, o Congresso de Jornalismo da UNIFAP sempre procurou promover atividades culturais. Neste ano, estão previstos os lançamentos do livro “Grafipar – a editora que saiu do eixo”, de autoria de Ivan Carlo, professor do curso de Jornalismo da instituição, e o livro  “Uns contos por aí, do publicitário, fotógrafo e acadêmico de jornalismo Manuel do Vale. A noite de autógrafos será durante o coquetel de abertura, após a conferência de Suzana Tatagiba. No segundo dia, acontece o Festival do Minuto, com  exibição e premiação de vídeos acadêmicos. A ideia é incentivar os alunos a aprimorar sua produção audiovisual e difundi-las.  Já no último dia, a programação será ainda mais intensa: além do I Concurso Conju de Fotografia, cujo tema é o mesmo do congresso, haverá um encerramento cultural com música, manifesto, bandas, exposição de fotografia e outras atrações. A programação artístico-cultural acontece no hall e nas proximidades do anfiteatro e grande parte dela está sendo organizada pelos próprios alunos do curso. Uma programação que, aliada às demais atividades, promete aquecer os três dias de realização do Conju.

Mais informações em http://conjunifap.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *