HOJE: Desclassificáveis e Clube de Cinema exibem curta “Exu Rei”

O Movimento Cultural Desclassificáveis em parceria com o Clube de Cinema realizará, nesta segunda (9/7), a exibição do curta-metragem Exu Rei, às 18h, no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, com entrada franca e roda de conversa com a diretora, Bárbara Vento, após a sessão.

O filme, rodado inteiramente no Rio de Janeiro, estado onde a diretora reside há mais de 13 anos, narra poeticamente, através de elementos das manifestações religiosas de matriz africanas, a trajetória de Abdias Nascimento, nome protagonista na inserção do negro nas artes no Brasil.

Os principais departamentos técnicos do curta documental-ficcional foram conduzidos por mulheres alunas da Escola de Cinema Darcy Ribeiro onde, em 2012, a ideia do filme surgiu enquanto Vento frequentava o curso de direção.

Leia a sinopse do curta:

Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficão Exu Rei dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira. Em seu subtexto, o filme homenageia um dos grandes ativistas da causa negra – o ator, poeta, dramaturgo e político – Abdias Nascimento. O posicionamento do documentário procura incorporar o espírito de luta, expressivo e inquieto de Abdias: elo onipresente entre personagens, imagens e sons do filme.

Serviço:

Exibição do curta-metragem Exu Rei com roda de conversa com a diretora após a sessão
Local: Auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Data: 9/7
Hora: das 18 às 19h
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *