Hoje é Dia de Todos os Santos (Festum omnium sanctorum)

Hoje, 1º de novembro, é o Dia de Todos os Santos. A data é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica festeja a Festum omnium sanctorum no dia 1 de novembro, seguido do dia dos fiéis defuntos, dia 2 de novembro.

Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, onde constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente, tornou-se habitual construir igrejas e basílicas dedicadas a sua memória nesses mesmos locais.

A intenção catequética desta celebração, que tem lugar em todo o mundo, ressalta o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, à imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor.

Que todos os santos nos protejam. Afinal, teoricamente eles são os assessores de Deus, então podem dar uma força e tanto. Um ótimo Dia/Noite  de Todos os Santos a todos, menos aos que pagam de santos e são somente do “pau oco” ou demônios, que infernizam a vida dos que estão ao seu redor. Vocês sabem bem quem é quem.

No mais, meu viva a três destes tantos santos reais: São José de Macapá, claro. E os dois Santos Cervejeiros: São Arnulf de Metz e St. Patrick. Que eles Roguem por nós, pois é sexta-feira, graças a Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *