Hoje é Dia do Cinema Brasileiro

 
Hoje, 19 de junho, é o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida por ser o dia em que o cinegrafista italiano Afonso Segreto, ao chegar ao Brasil, antes de pisar em terra firme, fez a primeira filmagem em território nacional, registrando sua entrada pela baía de Guanabara. E foi então a primeira filmagem em território nacional. Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema.
 
O cinema do Brasil existe como exibição e entretenimento desde julho de 1896, e como realização e expressão desde 1897. Embora nunca tenha chegado a se estruturar plenamente como indústria, o cinema brasileiro, em seus mais de 110 anos de História, teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo, e de crescimento do mercado interno, como no período da Embrafilme. 
 
O Jornal do Brasil teve um importante papel no amadurecimento do cinema brasileiro. Em mais uma iniciativa pioneira, logo após o golpe de 1964, lançou o Festival JB, voltado às produções de curta metragens. 
 
Além de revelar novos talentos que se projetariam como renomados cineastas e produtores na indústria nacional do cinema, se firmaria como uma das poucas experiências culturais permitidas à uma geração criativa, ávida da liberdade tolida pelo regime recém instaurado no país, num processo de amadurecimento que perduraria por 11 edições, começando com uma primeira fase amadora (1965-1970) até encerrar seu ciclo com a fase profissional (1971-1977).
Meu comentário: 
Não consigo nem enumerar quantos excelentes filmes feitos no Brasil fazem parte da construção de minha visão crítica das coisas. Parabéns ao Cinema Nacional. Tenho certeza que ainda encantaremos os gringos de Hollywood, assim como a nossa produção encanta a nós, brasileiros. Vida longa a sétima arte brasileira!
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *