Hoje é o Dia das Mães – Uma declaração de amor para Maria Lúcia #DiadasMaes

Sabem, eu nunca fui de economizar declarações de amor. Na verdade, as acho fundamentais. Hoje, no Dia das Mães, vou falar um pouco da minha mãe, que também é mãe do Emerson Tavares. Quem conhece a mim e ao meu irmão há muito tempo, sabe: a gente “só é gente” por causa dela, nossa mais que maravilhosa genitora, a Maria Lúcia.

Difícil contabilizar tudo que ela já fez por mim e pelo meu irmão. Aliás, muito mais por mim, seu filho mais velho. A nossa “Lucinha” é uma mulher espetacular e admirável. Ela personifica os amores que tem e realmente faz valer seus dias por cada um de nós. Mamãe é trabalhadora, honesta e dedicada. Ela não é chameguenta, mas sim amorosa. Com absoluta certeza, o maior entre meus amores.

Apesar de eu ter 46 anos, minha mãe vive preocupada por eu ser gordão, por eu beber demais, entre outras milhares de coisas que ela esquenta a cachola por conta deste jornalista e de meu irmão. A gente puxou a amorosidade e loucura porreta do papai. Mas da Lucinha, com certeza herdamos a força e a coragem.

Aliás, a força e o amor que tenho em mim, boa parte veio de Maria Lúcia, a professora, orientadora, avó da Maitê e esposa do Enilton. Nem sei o que eu e mano seríamos ou onde estaríamos hoje em dia sem a nossa mãe amiga. Sim. Porque existem sim mães inimigas.

Às vezes a gente se chateia um com o outro, noutras nos decepcionamos, mas seguimos sempre juntos, unidos, com muito amor e ajuda mútua na jornada da vida. Somos muito gratos pela mãe que temos. Maria Lúcia é a soma de tudo que somos de melhor (menos a boêmia, carisma e gaiatice, isso aprendemos com nosso velho e saudoso Penha, o pai). Se minha infância é uma série de memórias felizes, igualmente a adolescência, boa parte do mérito é dos meus pais.

Com mamãe e Bruna

Sobre ela, minha namorada, Bruna Cereja, disse: “antes de namorar com o Elton, quando eu era só uma amiga, ouvia as histórias que ele contava sobre sua mãe e, principalmente, sobre o quanto ela cozinha bem: “Mamãe Salva!”. Confesso que já na época que eu queria ficar com ele, tinha muitos medos e dois deles eram: a Maria Lúcia não gostar de mim e eu não conseguir cozinhar pro Elton, como a mãe dele. Hoje posso dizer que não tenho mais esses medos e foi exatamente por conta dela. Sabe o que é o santo bater? Eu e ela. E o Elton tinha razão sobre tudo que ele contava: uma mulher firme, cuidadosa, amorosa com os seus e de uma mão cheia de dotes: cozinha, costura…Os pés também são ativos nos bailes e na academia. Uma mulher vívida!. Com ela me sinto mais do que em casa. Um abrigo. Um lar. Uma mãe. A sogra salva! A mãe salva!“. Fico feliz delas se darem tão bem.

Também congratulo minhas tias, primas e amigas queridas, tantas mães entre meus afetos. Vocês são guerreiras!

Os anos passam e o amor da mamãe segue em abundância sem fim e sem pedir nada em troca. Mas a gente retribui, pois aprendemos com ela. Por tudo que fez, faz e é, hoje agradeço publicamente a minha mãe. Afinal, todos os dias eu faço isso, mas não textualmente para todos lerem aqui.

Portanto, reconheça todo o amor recebido, congratule, ore/reze pela sua mãe, mesmo que ela esteja ela em outro lugar além de dentro do seu coração. E agradeça pela oportunidade de ser seu filho. É este meu sentimento neste segundo domingo de maio: amor e gratidão.

Nós te amamos, Lucinha. Obrigado por tudo, mãe!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *