Hoje é o Dia do Advogado. Minha homenagem a eles!

Homenagem do Ministério Público do Amapá, instituição que muito me orgulho de trabalhar. Arte: Ascom MP-AP.

Hoje é o Dia do Advogado. Tenho um montão de amigos advogados. Difícil enumerar aqui. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando isso não funciona dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho deste fundamental profissional, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Em 11 de agosto de 1827 foram criados os dois primeiros cursos de Direito no país, um em Olinda (PE), no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo (SP), motivo pelo qual a data é celebrada no Brasil como o Dia do Advogado.

Doutoras Jaciléia Rocha e Josimary Rocha. Minhas muito queridas advogadas. Foto: Elton Tavares

Antigamente, eu não era muito chegado a advogados. Mas era ignorância minha, pois aprendi a respeitar e admirar esses importantes profissionais e o papel essencial deles para a Democracia. Essa profissão só pode ser exercida por quem tem carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); os bacharéis, acadêmicos e operadores de Direito (formados, mas sem OAB), não.

Essa área de atuação conquistou significativos avanços para a democracia e a sociedade em que vivemos. Portanto, minhas congratulações aos nobres advogados. Sobretudo para as minhas competentíssimas advogadas e amigas, doutoras Josimary Rocha e Jaciléia Rocha. Em nome delas, rendo homenagens aos nobres profissionais. Obrigado por tudo e parabéns pelo dia de vocês!

Elton Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *