Hoje é o Dia do Internacional do Enfermeiro

mensagens-mensagens-do-dia-do-enfermeiro-261eef

Hoje é o Dia do Internacional do Enfermeiro. A data é comemorada em 12 de maio por conta do nascimento de Florence Nightingale, em 1820. Ela foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia, em 1853.

Florence Nightingale foi considerada “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, a data já era comemorada desde 1.938, quando o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto 2.956.

O ofício de enfermeiro é milenar. A profissão é nobre, pois eles cuidam de doentes, idosos e deficientes. Alguns enfermeiros são insensíveis, parecem não se importar com a dor ou desespero alheio. Deve ser por conta do drama dos outros fazer parte do cotidiano destes profissionais.

Também existem os que erram a veia do paciente 10 vezes antes de conseguir acertar a injeção. Acho que faz parte. Só quem sabe a barra que é trabalhar em um hospital pode definir a pressão. Mas a maioria são profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Lembro muito do Sr. Izídio Bandeira, enfermeiro competente, cuidadoso e experiente, que sempre nos remendava ou nos aplicava injeções. Eu e Emerson (meu irmão) tínhamos pavor dele. Hoje em dia, sou grato pelo cuidado que aquele senhor teve conosco quando éramos crianças.

Em muitas ocasiões, os enfermeiros são injustiçados, mas devemos muito a eles. Enfim, parabéns a todos os profissionais se dedicam a cuidar de vidas, que lutam diariamente pela saúde das pessoas, que fizeram de suas vidas instrumentos de solidariedade!

Meus parabéns, enfermeiros e enfermeiras do Brasil.

Elton Tavares

Fonte: Calendar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *