Hoje é o Dia do Orgulho Nerd

tumblr_m4l2u5NTUh1qgbptpo1_1280

Hoje é o Dia do Orgulho Nerd. A data foi escolhida como para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (40 anos de Star Wars, graças a Deus). A celebração visa promover nerdices em geral, como filmes, videogames, seriados, quadrinhos, etc.tumblr_m4k9jhh2Em1qzjd6zo1_500

O problema é que ser nerd virou sinônimo de ser “Cult“, ser foda em algo e, sobretudo, ser safo. Não me considero um nerd propriamente, embora goste de ler. Já não jogo tanto, mas adoro videogame e me interesso por curiosidades, filmes e séries.

O conceito de Nerd diz: “Um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são considernerds2adas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia”.

Concordo que os nerds são fodas, mas tem tanta coisa legal que os nerds não gostam, como por exemplo, o Futebol. Aí vem todo aquele blá, blá, blá, sobre o esporte “ser o ópio do povo” e “alienação das massas” e por aí vai.

Amo futebol, não sou bom com tecnologia, se alguém tirar com a minha cara e não tiver outra saída, tumblr_mgc0pt58Bb1qk5qlno1_400_largeeu dou porrada mesmo (no sentido literal), não gosto de mangás, nunca joguei (RPG), apesar de saber que é bem legal e tantas outras atividades incomuns, tidas como esquisitices ou nerdices. Mas me acho razoavelmente inteligente, mesmo não sendo um nerd.

Ao ser convidado por uma escola para dar uma palestra, Bill Gates leu para os alunos 11 regras. A ultima delas se refere aos nerds: “seja legal com os NERDs. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles”, disse.

Acho que todo este esforço de parecer nerd, por gente que não é, uma babaquice. Eu sou fã de alguns nerds (e não nerds também).  Aos que são e ajudam a melhorar o mundo, muito obrigado!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *