Hoje é o Dia do Soldado

Hoje (25) é o Dia do Soldado. A data é em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803, que se tornou conhecido como “o pacificador”, após sufocar muitas rebeliões contra o então Império.

No Amapá, os militares brasileiros vigiam e protegem a fronteira do Amapá, cerca de 700 km, com os países vizinhos da Guiana Francesa e do Suriname, cumprindo sua missão constitucional de defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais e garantir a Lei e a ordem. Além disso, os soldados cumprem missões subsidiárias como as de apoiar a defesa civil e atuar contra crimes e ilícitos transfronteiriços.

Confesso que não sou muito chegado a milicos, mas reconheço a importância deles para o Amapá e Brasil como um todo. Minha resistência se dá por conta da rigidez em que os militares enxergam o mundo em que vivem. Parece que nunca relaxam.

Mesmo assim, sei que as Forças Armadas, Polícia Militar (PM/AP) e Corpo de Bombeiros (CBM/AP) são instituições essenciais para a manutenção da sociedade em que vivemos.

Tenho muitos amigos soldados (já oficiais também, mas soldado é sempre soldado) na PM e CBM/AP. Portanto, parabenizo todos os amigos e amigas que escolheram a carreira militar. Meus parabéns pela data!

Elton Tavares

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*