Hoje é o Dia dos Avós!

13165891_1168289886557374_9048530554117442694_n

Hoje (26) é o Dia dos Avós. No Brasil a data é comemorada em 26 de julho em razão da celebração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Não tenho mais avôs vivos, eles já foram passear com as estrelas e viraram saudade, mas, graças a Deus, minhas avós estão entre nós com suas ternas presenças.

Sim, graças a Deus, convivo com minha avó paterna, Perolina Penha Tavares, e materna, Cacilda Neves Vale. As duas com mais de 80 verões e ainda muito lúcidas. Elas são pessoas formidáveis, de uma honestidade e boa fé a toda prova.

RSCN9262-300x225 (1)
Vó Cacilda

Entre as duas, tenho mais afinidade com a Peró, mãe do meu pai. Sobre a vó Cacilda, que é um ser humano cativante, faço minhas as palavras da minha mãe, filha dela: “Cacilda não precisou ter ciência, bastou que tivesse muita coragem e determinação para a nossa criação e educação. Com alma generosa, se empenhou em favor de sua família, sempre pronta para perdoar e reconciliar. Esforçando-se para não desanimar e consolar”. É exatamente isso, vovó Cacilda sempre foi uma senhora amável, batalhadora e bondosa.

12439514_984074248312273_4580347627316714805_n
Vó Peró

Já sobre Perolina, ela é um dos amores da minha vida, minha avó favorita. Sou seu neto mais velho e temos uma sintonia mágica. Ah, a Peró!

A Peró é uma senhora sábia e caprichosa. Teve um trabalho hercúleo, que parecia pesado demais, mas ela é forte e alcançou o objetivo: fez dos Penha Tavares uma família unida, amorosa e forte. Ela é realmente admiravelmente. Uma mulher incrível de quem tenho a honra de descender e a sorte de ter o amor, que é recíproco e profundo.

As avós merecem reconhecimento, consideração e respeito. Elas foram fundamentais com todos os conselhos, ralhos, presentes, puxões de orelha, comidas, preocupações, remédios caseiros, enfim, amor!

Rendo homenagens também à minha mais que maravilhosa mãe, Maria Lúcia, vó amorosa e dedicada da nossa princesa Maitê. Parabenizo ainda as minhas amigos que são avós, como a Mariléia Maciel, Fernando Canto e Alcinéa Cavalcante.

Minhas duas avós moram no meu coração. E tenho gratidão pelo conjunto de bênçãos que elas proporcionaram, não somente a mim, mas para minhas famílias paterna e materna. Mas confesso: Peró, a hoje a nonagenária mais linda do mundo, é a melhor avó de todo o universo!

Por tudo isso, se você tem uma ou duas avós, valorize-as. Feliz Dia dos Avós!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *