Hoje é o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação (DIA) chega a sua décima primeira edição e neste ano, no Amapá será comemorado em dez municípios. São eles: Santana, Macapá, Amapá, Distrito Rio Ipixuna Miranda, Porto Grande, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Oiapoque e Mazagão.

O objetivo do DIA é fomentar o audiovisual no país, incentivar a produção de animações e exibir aos mais diversos lugares do país e do mundo.

O evento é transmitido simultaneamente em todo o país e no mundo, no dia 28 de outubro; dia oficial da animação. Serão exibidos curtas-metragens de desenhos nacionais e internacionais.

Às 18h do dia 28 de outubro, será a exibida a Mostra Infantil e às 19h30 será a abertura oficial.

Na capital, Macapá o DIA acontecerá no Museu da Imagem e do Som, localizado no 2º piso do Teatro das Bacabeiras.

O DIA

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação está em sua 11ª edição sendo realizado em 30 países.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *