Hoje é o Dia Internacional do Beijo

download-25

Hoje é o Dia Internacional do Beijo. Todo dia é dia de beijar, claro. Mas, como este site possui uma sessão chamada “Datas Curiosas”, falarei um pouco sobre o assunto. Não achei a origem de a data ser celebrada em 13 de abril. Mas achei os dois parágrafos abaixo:

Beijo que é um símbolo de afeto e carinho desde a Idade Média era utilizado com várias simbologias. O Dia do Beijo é comemorado em todos os países. Essa data celebra o ato de beijar, que, na cultura ocidental, é considerado um gesto de afeição. Se praticado entre amigos, pode ser para um cumprimento ou despedida. Entre casais, é geralmente dado nos lábios como um símbolo de afeição rotumblr_nmqx8vI3Is1ribl2jo1_500mântica.

Em Roma, era normal que os imperadores permitissem serem beijados nos lábios pelos nobres mais influentes, e os menos importantes beijavam suas mãos. Na Escócia, o costume era de que o padre deveria beijar os lábios da noiva ao final de uma cerimônia. Isso era como uma bênção para que o casal tivesse felicidade na vida conjugal. Já na festa, a noiva geralmente beijava todos os homens em troca de dinheiro.

Sou um beijoqueiro. Aliás, sempre fui. Beijo as pessoas que amo. Hoje já dei um beijo na minha mais que maravilhosa mãe Lúcia, como faço quase todas as manhãs. Beijo minha avó Peró, tias, tios e primos. Ah, beijava meu pai também. Faz tanto tempo… Queria o beijo dele outra vez, mas guardo todos os que ele me deu. Ao Zé Penha, um beijo de gratidão no coração!tumblr_ljhwr5ZtJR1qd4qf0o1_500

Os poetas retratam o beijo quase sempre. “O maior desejo da boca é o beijo” e “Meu coração é como vidro, como um beijo de novela”, como Baleiro e Belchior, entre tantos outros. Coisa boa é beijar, né não?

Tem beijo na testa, na bochecha, na nuca (daqueles que arrepia) e, é claro, na boca, com ou sem língua, depende do gosto de cada um. O lance é beijar quando e quem você deseja. Como estou temporariamente só, não tenho perspectivas de praticar issaê hoje.  Mas vai que alguém resolve lascar um beijão neste gordo. Quem sabe?

Finalizo este texto e mando um beijo para os meus, que tanto amo, aquele beijo!

Elton Tavares

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*