Hoje é o Dia Internacional do Beijo

Hoje é o Dia Internacional do Beijo. Todo dia é dia de beijar, claro. Mas, como este site possui uma sessão chamada “Datas Curiosas”, falarei um pouco sobre o assunto. Não achei a origem de a data ser celebrada em 13 de abril. Mas achei os dois parágrafos abaixo:

“Beijo que é um símbolo de afeto e carinho desde a Idade Média era utilizado com várias simbologias. O Dia do Beijo é comemorado em todos os países. Essa data celebra o ato de beijar, que, na cultura ocidental, é considerado um gesto de afeição. Se praticado entre amigos, pode ser para um cumprimento ou despedida. Entre casais, é geralmente dado nos lábios como um símbolo de afeição romântica.

Em Roma, era normal que os imperadores permitissem serem beijados nos lábios pelos nobres mais influentes, e os menos importantes beijavam suas mãos. Na Escócia, o costume era de que o padre deveria beijar os lábios da noiva ao final de uma cerimônia. Isso era como uma bênção para que o casal tivesse felicidade na vida conjugal. Já na festa, a noiva geralmente beijava todos os homens em troca de dinheiro”. (via Calendarr Brasil).

Sobre a inusitada data, sou um beijoqueiro. Aliás, sempre fui. Beijo as pessoas que amo. Sempre beijo minha mais que maravilhosa mãe Lúcia, como faço quase todas as manhãs. Beijava sempre minha avó Perolina, beijo tias, tios e primos. Ah, beijava meu pai também. Faz tanto tempo… Queria o beijo de vovó e papai outra vez, mas guardo todos os que eles me deram. Ao Zé Penha e Peró, beijos de gratidão no coração!

Os poetas retratam o beijo quase sempre. “O maior desejo da boca é o beijo” e “Meu coração é como vidro, como um beijo de novela”, como Baleiro e Belchior, entre tantos outros. Coisa boa é beijar, né não?

Tem beijo na testa, na bochecha, na nuca (daqueles que arrepia) e, é claro, na boca, com ou sem língua, depende do gosto de cada um. O lance é beijar quando e quem você deseja.

Finalizo este texto e mando para os meus, que sabem quem são e que estou com muitas saudades, aquele beijo!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *