Hoje é o Dia Nacional da Cultura (assunto que este site sempre divulgou, divulga e divulgará)

Hoje, 5 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Cultura. A origem da celebração é que, neste dia, nasceu o jurista, político, escritor e diplomata brasileiro Rui Barbosa (1849-1923). Ele foi um dos Fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), presidindo a Instituição entre 1908 a 1919.

O Brasil é um país de formação multirracial e nossa cultura foi formada por brancos, índios e negros, tendo também a influência oriental. Nossa música, gastronomia, artes plásticas, dança, religião, artesanato, pintura etc são um mix de tudo que é lugar do mundo.

Falar de cultura é muito amplo. A publicidade sobre o tema, em todas as suas vertentes, sempre foi o principal objetivo do De Rocha.

Sim, há quase há quase 1o anos, divulgo todo tipo de movimento cultural no Amapá neste site. Desde acontecimentos pomposos e com estrutura, aos do “submundo”, realizados graças ao esforço dos produtores culturais. Também passam por aqui aqueles feitos na correria e viração de agentes culturais cheios de vontade de fazer valer.

Aqui no Amapá predominam as tradições herdadas de escravos e indígenas. E, se levarmos em conta a história de Mazagão Velho, temos tradições vindas lá do Marrocos. São muitos os elementos que compõem a cadeia cultural do Amapá. E essa diversidade agrega valores para a riqueza de nossa cultura.

Assim, eu por exemplo, que adoro Rock e MPB, também gosto de Marabaixo e Batuque. Isso não é uma escolha, é entender minha origem e nossa identidade cultural. Entendo também que cultura não é só aquilo que se gosta, mas um conjunto de aspectos que estão em constante transformação. Enfim, viva a Cultura Brasileira, em todas suas formas e vertentes. É isso!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *