Hoje é o Dia Nacional das Artes

1736

Hoje (12) é o Dia Nacional das Artes. O Dia Nacional das Artes surgiu a partir do decreto de lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções que também podem estar inseridas no que seria considerado um trabalho artístico.

12-agosto-dia-nacional-das-artes-fb08c9

Arte é a expressão de um povo. No Amapá, temos alguns campos artísticos pouco prestigiados pelos poderes, como o Marabaixo e nossa Música Popular Amapaense – MPA. Algumas áreas começam a florescer, como a poesia e a fotografia. Ainda precisamos de mais apoio para a Literatura, Teatro, Cinema e Artes Plásticas, mas a riqueza artística amapaense, mesmo sem a força que deveria receber, avança.

Certamente, a forma artística que mais me fascina é a música, tanto que uso a poesia alheia para complementar vários escritos deste site (seguida de perto pelas crônicas).

download (14)
Meu Amapá é repleto de gente talentosa, basta lapidá-los e proporcionar condições de trabalho, simples assim. Conheço uma gama de escritores, músicos, artesãos, poetas, cineastas, produtores culturais, dançarinos, documentaristas, fotógrafos, atores e artistas plásticos que não são reconhecidos e valorizados como deveriam. Mas eles continuam fazendo arte, em todos os seus campos e vertentes. E agradeço por isso.

Este post é uma homenagem aos meus amigos que produzem e apoiam as artes. Eu tento fazer a minha parte como apoiador. Parabéns a todos os artistas do país, em particular, os amapaenses. Vocês são PHoda!

Elton Tavares

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*