Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue (doe sangue, doe vida)

Hoje (25) é o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que homenageia todos os bons samaritanos que reservam parte de seu tempo nessa correria da vida para ser doador voluntário.

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

Nessa época de fim de ano, por conta do baixo estoque, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) precisa muito da colaboração da sociedade para o aumento de seu banco de sangue.

Não posso doar, mas se pudesse, o faria. Há um mês, minha avó precisou de doação para uma cirurgia. Graças a Deus, duas amigas ajudaram e deu tudo certo (valeu Adriana e Emília!). Quando vejo que alguém precisa, sempre divulgo aqui o pedido de socorro, essa é a minha forma de ajudar.

O horário de funcionamento no Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa (entre Jovino e Leopoldo), no centro de Macapá, é de 7h às 12h30. Doe sangue, não custa nada e é fundamental para salvar vidas. Lembre-se que boas ações trazem paz ao coração e produzem sonhos felizes.

Quem pode doar sangue

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que deixa inapto temporariamente.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *