Hoje é o Dia Nacional do Psicólogo


Hoje é o Dia Nacional do Psicólogo.  A data é celebrada por ser o mesmo dia da regulamentação da Lei N° 4.119, de 27 de agosto de 1962, que oficializou a profissão no território brasileiro.

O conceito de psicólogo diz: profissional da área da saúde que analisa o comportamento do ser humano, e assim, pode ajudá-lo a enfrentar seus problemas emocionais. Ele  deve ser cauteloso e muito compreensivo, pois está sempre lidando com pessoas, seus sentimentos, problemas, e anseios. 

Já a palavra psicologia vem do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, “ciência da alma”: sua definição mais antiga.

Certa vez, a querida amiga e psicóloga Janisse Carvalho, explicou: “A reforma pessoal é o que acontece num processo terapêutico. Daí a importância do trabalho do psicólogo. O psicólogo deve atuar antes de tudo pela libertação do homem (mesmo que isso seja uma fantasia) e a significação de sua existência”.

Meus parabéns aos psicólogos, que dedicam grande parte da vida ajudando as pessoas a encarar e superar suas dificuldades. Principalmente aos psicoloucos amigos, como Janisse, Adriana Ribeiro, Camila Siqueira, Regina Bortman, Rafaela Coutinho e minha querida cunhada, Andresa Ferreira

Reconheço que preciso de análise, mas ainda não tive coragem de contar minha intimidade a ninguém. Só Freud deve explicar! 


Elton Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *