Hoje estréia => Novo Amapá: espetáculo teatral


Pelo terceiro ano consecutivo o Grupo Eureca e Cia Supernova de Teatro Experimental remexem uma ferida aberta no peito dos amapaenses com a peça Novo Amapá.

O espetáculo teatral é olhar artístico e sobre o maior naufrágio fluvial da história brasileira. O acidente ocorreu no dia 6 de janeiro de 1981 no Rio Cajarí (proximidades da fronteira entre o Estado do Amapá e Pará) quando o barco Novo Amapá naufragou deixando cerca de 600 vítimas.

A montagem é baseada no texto “Triste Janeiro” do jovem ator e dramaturgo Joca Monteiro que através de poemas homenageia todos os envolvidos naquele acontecimento. Neste ano, Jones Barsou estréia como diretor de encenação inserindo musicalidade ao tema. 

Além da poesia, o trabalho tem influencias do teatro físico, conta ainda com inserção de vídeos e é construída por meio de diversos processos de experimentações artísticas coletivas.

Na peça o público é conduzido a viajar nos sonhos e encantos da infância, onde o “puc puc puc” dos barquinhos dão ao homem o prazer da libertação e as águas tornam-se a porta para descobertas e anseios de “palmo a palmo” conquistar mundo. Na luta por este sonho, o homem se torna coisa, carga, engrenagem de um sistema mecânico que o explora de todas as formas e nos acontecimentos mais corriqueiros.

Apesar de condicionado à exploração, o homem não perde a sua essência humana, sofre os amores e as perdas, mas não submerge a esperança por dias melhores.

O lirismo do texto é observado durante toda a peça e se destaca em dois momentos: ao abordar a morte, tem-se o foco narrativo vindo de uma criança; e como homenagem explícita a todos que de algum modo foram tocados por aquele sinistro, em um tom quase de epílogo, o eu lírico evoca diversos herois: em sua maioria anônimos que prestaram socorro às vitimas, mas que nunca foram reconhecidos por estes atos de humanidade.

Este projeto tem apoio técnico da Prefeitura Municipal de Macapá

Ficha Técnica
Texto: Joca Monteiro
Direção: Jones Barsou
Produção: Marina Beckman
Direção de arte: Paulo Rocha
Serviço:
Espetáculo Teatral Novo Amapá
Local: Teatro das Bacabeiras
Data: 7 /01/2014
Horário: 20h
Ingresso: R$ 10
— 

Paulo Rocha – Ascom Fumcult-PMM
Contato: (96) 8116700 / 91981300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *