Hoje => “Flor no Norte”: Coletivo Ser Tão Teatro oferece oficina e espetáculo teatral no Amapá


Na penúltima semana de janeiro o Coletivo Ser Tão Teatro (Paraíba) chega ao Amapá para apresentações do espetáculo “Flor de Macambira” nas cidades de Macapá e Mazagão. Contada na levada do bumba meu boi e do cavalo marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, a peça será encenada na Praça Central da Fortaleza de São José de Macapá (23/01) e no Centro Comunitário Mucito Ayres (24/01) em Mazagão Velho. 

O espetáculo conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. 

Além das encenações, o grupo oferece no dia 22 uma oficina que apresenta processos criativos para o ator com base no teatro popular e nas tradições dos folguedos e danças populares brasileiras. 

A circulação do coletivo teatral Ser Tão Teatro pelo Norte do Brasil iniciou em 10 de janeiro e encerrará no dia 13 de fevereiro, Além do Amapá, o projeto envolve mais seis estados da Região, percorrendo dez mil quilômetros para apresentar o espetáculo “Flor de Macambira” em onze cidades: Gurupi (TO), Palmas (TO), Castanhal(PA), Macapá(AP), Mazagão (AP), Cantá (RR), Manacapuru (AM), Plácido de Castro (AC), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Candeias do Jamari (RO). 

Durante a viagem, atores, direção e dramaturgista irão colher depoimentos de moradores das comunidades visitadas procurando compreender como se dá a relação daquelas comunidades com seu passado e a ancestralidade do seu povo. 

As entrevistas, registradas em foto e em vídeo, formarão um banco de dados de personagens e causos típicos da cultura nortista que, ao lado das impressões e memórias dos atores, serão a matéria prima criativa para o próximo espetáculo do grupo. Todas as atividades são gratuitas. 

Serviços:

Macapá 
Oficina de Teatro

Local : Galeria de exposições da Fortaleza de São José de Macapá 
Dia: 22/01/2014 
Hora: 09 às 13h 

Flor de Macambira – Espetáculo Teatral

Local : Praça Central da Fortaleza de São José de Macapá 
Dia: 23/01/2014 
Hora: 20h 

Mazagão Velho

Flor de Macambira – Espetáculo Teatral 
Local: Centro Comunitário Mucito Ayres 
Dia: 24/01/2014 
Hora: 20h 

Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

Informações:
Paulo Rocha
96 8116700
96 91981300

Grupo Eureca

  • Esse espetáculo passou por minha cidade: Castanhal/PA. Maravilhoso! Perfeito! Só tenho elogios a esse grupo maravilhoso que nos fez sorrir e dar gargalhadas. Hoje temos a Cia Foskaluz de Teatro, muito dela basea-se na qualidade artística deste espetáculo que até hoje lembramos vez por outra nas rodas de conversas. Evoé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *