Hoje minha avó completa 90 anos. Feliz aniversário, Peró!

O dia de hoje é um dos mais especiais da existência de minha família paterna, os Penha Tavares. Nossa matriarca, Perolina Penha Tavares, chega aos 90 anos de vida. E que vida! Além da incrível longevidade, ela chega nas nove décadas completas com uma lucidez impressionante. Estamos muito felizes por ela e por nós, que sem a “Peró”, certamente não teríamos aprendido o sentido do amor e respeito mútuo que nos guia.

Meu saudoso pai, Zé Penha, é o filho mais velho da Peró, que teve cinco filhos com João Espíndola Tavares, o nosso Juca, que também já virou saudade. Papai sempre teve uma ligação muito forte com ela, o que eu e meu irmão Emerson herdamos. Minha avó é a senhora mais educada, sábia, vaidosa, carismática, cheirosa e bem arrumada que conheço. Uma verdadeira dama.

Gabo-me de ser o mais velho entre seus nove netos e três bisnetos. Eu tento ser presente, atencioso e dar um pouquinho do amor que recebi ao longo dos meus 40 anos. Nem sempre consigo, pois de uns anos pra cá, por conta do trabalho, me tornei mais ausente da casa da vó. Porém, o amor nunca diminuiu, só aumentou. E quando é preciso, estou lá, junto, pra qualquer coisa.

Nas minhas memórias afetivas a Peró está sempre lá, seja guardando uma comida gostosa, aconselhando para que eu deixe de doidice e seja um homem de bem ou sorrindo ao cuidar de seu lindo jardim. Lembro de tudo com carinho, ela, vô, e tia Maria contribuíram muito para minha infância feliz.

Vovó, duas vezes mãe, sempre me encorajou, fortaleceu, ralhou, parabenizou, aconselhou e consolou. Além de amor incalculável, nutro gratidão pela minha avó. Ela sempre foi uma das pessoas mais importantes para mim. Ela é uma senhora com fortes princípios éticos e caráter inabalável, que teve sucesso em tudo que se propôs a fazer.

Aliás, já disse e repito: é impossível falar da Peró sem agradecer à tia Maria, que cuida de nossa matriarca de forma exemplar e amorosa (muito obrigado, Maria Penha!).

Minha avó sempre nos ensinou o caminho dos bons propósitos. De todo o amor que carrego no peito, grande parte aprendi a exercitar com a Peró. Perolina Penha Tavares cumpriu sua missão como esposa, mãe, avó e cidadã de bem. Ela é, além do esteio do meu clã paterno, um exemplo de mulher e uma figura humana impar. Volto a repetir o que já escrevi no passado: agradeço a Deus por ela estar entre nós e por descender dessa incrível senhora que só espalhou amor em sua longa vida.

Nós te amamos, vó. Meus parabéns e obrigado por tudo. Feliz aniversário!

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”. – Léon Tolstoi.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *