Hoje, músico Nonato Leal se apresenta no Projeto Sesc Partituras


Raimundo Nonato Leal é músico desde os 10 anos de idade, vocação artística que herdou de uma família de músicos. Nasceu em Vigia, uma cidade do interior do Pará, em 1927. Tocou violino durante alguns anos, depois seguiu para o banjo. Posteriormente vieram o cavaquinho, o bandolim e a viola, e nesta sequência de cordas chegou o violão, instrumento que o acompanha até aqui. Aos 86 anos de idade – 76 deles dedicados à música. Sua primeira participação especial em um grupo musical veio com o conjunto “Soberanos do Ritmo”, através do qual viajou pela região amazônica fazendo shows e passou a morar no Rio de Janeiro, onde tocou para um público grande, múltiplo e miscigenado.

Chegou a Macapá no dia 02 de março de 1952 onde casou-se e constituiu família. Nonato não frequentou conservatórios musicais e nem teve em sua juventude professores que o elevassem, através de regras, disciplina e conhecimento à categoria de músico. Tornou-se grande em sua área graças à sua própria boa vontade, seu esforço e aos exercícios de imitação dos ídolos, Dilermando Reis e Sebastião Tapajós, cuja música sempre tirou de ouvido. Já possuía a experiência de um mestre quando precisou estudar música para tornar-se formalmente professor, aos 45 anos, tendo como instrutor Oscar Santos, o mestre Oscar, um revolucionário da educação musical no Amapá.

Nonato Leal tem participação importante na história dos festivais de música do Estado que lhe renderam três primeiras colocações. Compôs em parceria com os poetas Alcy Araújo e Isnard Lima. Em 1998, conseguiu gravar seu primeiro disco, Lamento Beduíno, um CD com 15 faixas, cuja música principal é inspirada nas caravanas que atravessam o Deserto do Saara, música que foi tocada em todo Brasil através do Projeto Sonora Brasil, do Sesc.

Atualmente Nonato Leal ainda reside em Macapá, cidade que adotou como sua e na qual representa um dos maiores perpetuadores da música de violão genuína e autoral.

Repertório:
– Paula Tainá
– Balanço da Bossa
– Canção para Rafaela
– Melancólico
– Desejos
– Chorinho pra Luana
– Tardes de Sevilha (motivo flamenco)
– Andorinhas da Cândido Mendes
– Paracy Leal
– Carmecita
– Lamento Beduíno

Serviço:

Show musical de Nonato Leal
Data: 13/04/2013 (sábado)
Local: Auditório da Escola Sesc  – Rua Jovino Dinoá nº 4311 – Beirol
Horário: 20h

Carlos Eduardo Malheiros
Assessor de Comunicação e Marketing
Departamento Regional no Amapá
(96) 3241-4440 – ramal 235 
(96) 9112-1145

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *