Hoje, o Clube de Cinema, expressionistamente, apresenta, O GABINETE DO DR. CALIGARI

Por dentro do Gabinete do Dr. Caligari

Um dos primeiros representantes do Expressionismo Alemão, O Gabinete do Dr. Caligari é um filme que impressiona pela estética e pela temática, além de ser considerado o primeiro filme de terror feito. Dirigido por Robert Wiene, estreou em 27 de fevereiro de 1920 e levanta questões sobre autoritarismo, despotismo, tirania e da influência das massas através do hipnotismo, além de possuir um viés psiquiátrico, projetando na tela, como num delírio, toda a ambivalência da alma humana.

Dr. Caligari é um médico que viaja por feiras de aberrações e afins com o sonâmbulo Cesare que, segundo ele, está há 23 anos dormindo. Sua próxima apresentação é numa pequena cidade na fronteira com a Holanda. Na primeira noite de sua exibição, Cesare é acordado por Caligari e faz uma previsão pessimista para um dos espectadores: ele morrerá na noite que está chegando. Sua previsão é certeira, e a morte do homem está relacionada a uma série de crimes de assassinato no local. Cesare e Caligari são logos vistos como suspeitos. O resultado final é inesperado: os motivos pelos quais as coisas acabaram acontecendo formam um dos primeiros finais-surpresa do cinema.

A obra representou grande influência não só para o cinema alemão, mas também causou admiração e serviu de base para produções de cineastas de diversos países, até os dias atuais. No entanto, mais do que a temática ou a trama, foi o seu design único e revolucionário que ligou o filme às correntes expressionistas da época dos primórdios do cinema: os cenários e ângulos de câmera distorcidos, os estranhos efeitos de luz e sombra na composição dos climas psicológicos.

Tendo pouco dinheiro à disposição, os realizadores usaram da imaginação. Em vez de tentar reproduzir a natureza em caros cenários realistas, criaram um misterioso mundo de madeira e papelão, em branco e preto, como num pesadelo. Casas tortas, cubistas, corredores e caminhos kafkianos que parecem intermináveis são complementados por uma maquiagem tétrica, pelos figurinos, bem como uma mímica expressiva e a presença criada pela linguagem corporal dos atores.

Venha e adentre o gabinete do Dr. Caligari. 

Onde: Clube de Cinema 
Espaço Caos – Avenida Procópio Rola 1572, Centro. Entre prof. Tostes e Manuel Eudóxio.
Quando: 15/02/14
Horário: 18h30
Entrada franca.

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*