Hoje o Conhecendo o Artista é com Nascimento!!!

Por Kassia Modesto

Hoje é dia de Conhecendo o Artista, o nosso programa gostoso de toda quinta e sábado. Vem trocar com a gente e conhecer melhor o artista da fotografia Nascimento, e toda a sua sensibilidade artística retratada em suas lindas fotos.

Nascimento é o nome artístico de Josimar Nascimento de Oliveira. Nascido em Santa Luzia, interior do Pará e macapaense de coração. Na vida profissional, é servidor público estadual (Pedagogo), graduado e pós graduado em Gestão e Docência no Ensino Superior e em Gestão Escolar e Políticas Educacionais, e Fotógrafo, iniciando sua trajetória fotográfica a partir de 2010. Desde pequeno sempre admirava trabalhos relacionados a fotografia, mas apenas a partir de 2010 Nascimento iniciou de fato sua carreira.

Em 2012 criou o “AMAPÁ FOTOS” (www.amapafotos.com.br), onde buscou mostrar o Amapá através das fotografias.

Em 2013 apresentou o seu primeiro portfólio de fotografia, no 5º Colóquio Amapaense de Fotografia, onde teve como analisador o fotógrafo Alexandre Brito, o artista o incentivou a dar continuidade. A partir de então, Nascimento começou a investir em equipamento fotográfico profissional, em cursos livres online, leituras e acompanhamento dos trabalhos de grandes fotógrafos brasileiros, dos quais pode-se citar Sebastião Salgado, Araquém de Alcântara e Walter Firmo.

Sua fotografia aborda temas como: Cotidiano urbano e rural, paisagismo, arquiteturas e o lado simples da vida.

Durante sua trajetória fotográfica já ministrou palestras sobre fotografia para jovens da rede pública de ensino em Macapá, colaborou com uma mini palestra, em uma roda de conversa, sobre a importância da fotografia para o meio ambiente, participou da exposição fotográfica “Macapá 261 anos” e no momento é o organizador do projeto “Bate-papo fotográfico”, no instagram @amapafotos. Nascimento sempre foi movido pela paixão de compartilhar conhecimentos e somar com a comunidade Amapaense, desse princípio surgem alguns projetos a mencionar, o Projeto Educa Amapá, que tem o intuito de interagir com o universo educacional amapaense e onde tem dado espaço a divulgação de agendas culturais: Instagram: @educaamapa – https://www.instagram.com/educaamapa/?hl=pt-br Pagina no facebook: https://www.facebook.com/educamapa/; o Projeto “Amapá Fotos”, criado em 2012 com o objetivo de mostrar o Estado do Amapá através das fotografias. “Entendendo que de todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório.” (www.amapafotos.com.br) Instagram: @amapafotos – https://www.instagram.com/amapafotos/?hl=pt-br Página no face: https://www.facebook.com/amapafotos/ Grupo no face: https://www.facebook.com/groups/amapafotos/; e o projeto de contribuição social, “BRILHO NO OLHAR”, este, por fim, é um projeto sem fins lucrativos idealizado no ano de 2015, desde então, amigos/voluntários e parceiros realizam Ações Sociais na comunidade de São Raimundo do Maruanum (Cabo Velho), zona rural de Macapá – AP, oferecendo às crianças e adultos entretenimento, recreação, atividades culturais e palestras educativas. Atualmente, o projeto atende mais de 100 pessoas carentes da comunidade entre crianças e adolescentes, na faixa etária de 1 a 16 anos e adultos. (www.projetobrilhonoolhar.com.br) Instagram: @projetobrilhonoolharap – https://www.instagram.com/projetobrilhonoolharap/?hl=pt-br

Como bem retratado em suas fotografias, Nascimento ama a natureza e a vida simples, faz parte do grupo “Trilheiros Tucujus”, com quem partilha desse amor. Também tem grande apreço por animes, filmes e é apaixonado pela família.

“Me considero um fotógrafo por paixão, assim coloco e deixo transparecer essa paixão, sentimentos e emoções em tudo que fotografo”.

CONTATOS
Facebook: Nascimento Amapáfotos – https://www.facebook.com/nascimentofotografiaa
Instagram: @Nascimentofotografo – https://www.instagram.com/nascimentofotografo/?hl=pt-br
Whatsapp e ligações: (96) 99148-3697
E-mail: [email protected]
Youtube: Nascimento [Povos da Amazônia]https://www.youtube.com/channel/UCXnQ3JMZ1eHIGwb85MaaYxg

Nós aguardamos você hoje às 20h no insta @srta.modesto, no programa Conhecendo o Artista. Vem conhecer melhor esse artista incrível!

Apresentadora: Kássia Modesto
Roteiro: Marcelo Luz
Produção: Wanderson Viana
Arte: Rafael Maciel
Artista Convidado: Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *