Hoje: programa Conhecendo o Artista recebe a poeta e produtora cultural, Andreia Lopes

Nesta terça-feira, às 20h, no insta @srta.modesto, o Programa Conhecendo o Artista integra a programação alusiva em homenagem aos 7 anos de Quilombo Cultural Sankofa, este tem sido vitrine, há anos, para jovens artistas que encontram no Quilombo espaço e visibilidade. Portanto, receberemos Andreia Lopes, idealizadora do projeto itinerante Quarta de Arte da Pleta.

Andreia é atriz, diretora, declamadora, produtora cultural e incentivadora de novos talentos. Iniciou sua carreira artística aos 15 anos de idade atuando no espetáculo ¨ Do lado de lá” de Celso Dias. A partir daí, participou de diversos grupos, como o Movimento Cultural Desclassificáveis, onde assina como atriz e diretora e o Tatamirô Grupo de Poesias, com o qual realizou em 2008 diversos Recitais Poéticos nas Universidades Estaduais e Federais em diversos municípios do Estado. São tantos recitais poéticos que Andreia esteve em Belém, São Luiz, São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona e Macapá.

Andreia criou o projeto itinerante Quarta de Arte da Pleta com objetivo de incentivar, descobrir, visibilizar e oportunizar novos talentos, em especial mulheres jovens e negras pela multiplicidade artística através da música, poesia, cinema, dança e artes visuais com a parceria de Naldo Amaral Tattoo. Nos últimos anos o Projeto tem sido abraçado pelo Quilombo Cultural Sankofa que hoje comemora 7 anos e o nosso programa especial será gravado diretamente lá, em meio a festa de encerramento da programação oficial.

Vale lembrar que o Sankofa é muito mais do que um ponto de encontro e socialização; tem sido parceiro de muitos projetos culturais; tem abraçado causas sociais e feito um brilhante trabalho de inserir jovens artistas na cena cultural. Entre tantas parcerias, em 2019 sediou cerimonial de encerramento e premiação da I Edição do Festival de Solos Cênicos de Circo e de Teatro – In Solos Tucujus. Conta em sua programação com o Domingo da Tradição, que vem recebendo os grupos de marabaixo e batuque, que trazem um pouco da sua história através das apresentações, dentre eles destaca-se o Berço do Marabaixo, Filhos da Tradição, Açucenas, e Grupo Guá. Em parceria com o estúdio Tatto Naldo Amaral, desenvolve o projeto Tatto Solidário, onde é feita arrecadação e distribuição de brinquedos à comunidade em datas alusivas ao dia das crianças e natal. Vida longa ao Quilombo Cultural Sankofa!

Ficha Técnica:

Produção e Apresentação: Kássia Modesto
Produção: Jubson Blada
Artista Convidado: Andreia Lopes
Roteiro: Marcelo Luz
Arte: Rafael Maciel
Realização: Acessa Cult Produção, Quarta de Arte da Pleta e Quilombo Cultural Sankofa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *