Hoje rola a apresentação do espetáculo “O banquete de Platão”, na Ueap

Nesta quarta-feira (3), a partir das 19h, no Auditório Central da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), os alunos do primeiro semestre do curso de Filosofia da Ueap apresentarão o espetáculo “O banquete de Platão”. a entrada é GRATUITA.

Os acadêmicos ensaiam a peça teatral, baseada no livro “ O Banquete de Platão” (que fala dos sete discursos sobre amor) desde fevereiro deste ano. A adaptação leva em conta as três expressões do amor no grego antigo: Eros, Philia e Ágape estabelecendo conexões com as diferentes formas atuais de amar.

SINOPSE:

A turma LFL 19.1 está fazendo a releitura da obra, as interpretações filosóficas, a adaptação do texto para os dias atuais e para fazer o questionamento do conceito, “Por que Amor?” a partir dos discursos do banquete de Platão.

O Banquete, também conhecido como Simpósio, é um diálogo platônico escrito por volta de 380 a.C.. Constitui-se basicamente de uma série de discursos sobre a natureza e as qualidades do amor. O Banquete é um dos dois diálogos de Platão em que o tema principal é o amor.

A dedicação dos acadêmicos e professores do curso de filosofia da Ueap é algo que chama a atenção, desde a escolha do tema para a peça teatral, como também, o período dos estudos, a organização do evento, até a divulgação. Todo esse trabalho foi feito durante seis meses com muita dedicação.

Segundo o Prof. Dr. Janilson Barbosa, que é diretor da peça teatral, é o resultado do trabalho de aprendizagem da filosofia Antiga em que os acadêmicos foram convidados a interpretar e adaptá-lo na contemporaneidade. O Prof. afirma ainda que, a adaptação leva em conta as três expressões do amor no grego antigo: Eros, Philia e Ágape estabelecendo conexões com as diferentes formas atuais de amar.

Serviço:

“O banquete de Platão”
Data: 03 de Julho de 2019
Local: Auditório Central da Ueap (Campus I Avenida Presidente Vargas, Centro de Macapá)
Hora: 19h
Entrada Franca

Elton Tavares, com informações da Ueap.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *