Hoje rola festa de aniversário de 47 anos do Banco da Amizade – Por @LemosTica

Por Tica Lemos

Hoje (26), a partir das 6h, começará a festa de aniversário de 47 anos do Banco da Amizade. Há dois dias, a equipe dos guerreiros laguinhenses pintaram o muro e calçada, colocaram novos pontos de luz e providenciaram a instalação de banheiros químicos. A partir de meia noite, a rua General Rondon, no trecho entre Padre Manoel da Nóbrega e José Antonio Siqueira, foi fechado pela CTMac para a montagem do palco, colocação de geleiras nos pontos de distribuição de vinho e arrumação de mesas e cadeiras, para melhor receber os convidados, logo cedo.

A festa começa às 06 horas com salva de fogos e início dos preparativos do tradicional caldo de carne, guisado e churrasco. Tudo será distribuído, inclusive o vinho, gratuitamente para quem estiver na festa, a partir do meio-dia.

A programação musical este ano está mais laguinhense que nunca. Marabaixo, baterias de escolas de samba, marabaixo e grupo de samba e pagode.

A sambista Grazi Brasil, intérprete da escola de samba carioca Tuiuti, vem pra somar mais alegria no palco bancário, com repertório sambístico e carnavalesco. Vai perder?

Quem fecha a noite musical é o star Batan. Nosso toca tudo porque o povo gosta e merece um bailão. Festa encerra a meia-noite.

O aniversário de 47 anos do Banco da Amizade tem apoio de alguns empresários e do poder público, que reconhecem o trabalho da instituição e de sua diretoria, que vem ganhando credibilidade e respeito com a sociedade, através da realização de eventos sociais durante o ano, e mantendo acesa a chama da cultura amapaense.

A Companhia de Trânsito do município e a Guarda Municipal, também estão somando positivamente para a realização do evento.

História

No tradicional bairro Laguinho, na Zona Norte de Macapá, existe o Banco da Amizade, localizado na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira.

O Banco da Amizade foi montado com estrutura em madeira, ao lado direito da via, em 1971.

Cinco anos depois, ele foi mudado para o lado esquerdo da rua, e construído em alvenaria, na calçada da Escola Estadual General Azevedo Costa.

A iniciativa de usar um banco para ponto de encontro e conversação entre amigos do Bairro do Laguinho, surgiu com os moradores Renato Matos (“rato”/ de boné, na foto acima) e Raimundo Souza (“Sacaca”), ambos falecidos.

Por um ato administrativo, o “Banco da Amizade” foi reconhecido como um verdadeiro símbolo de tradição entre as famílias e amigos do bairro do Laguinho.

Uma nova Lei Estadual, de nº 2053/16, o transformou em Patrimônio Cultural e Imaterial do Amapá, e instituiu o dia 26 de dezembro como ”Dia do Banco da Amizade”

O ”Banco da Amizade” já testemunhou muitas conversas e causos dos moradores que cresceram participando das animadas reuniões entre amigos.

Estão todos convidados. O Banco da Amizade é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amapá. É nosso. Pode vir. Pode chegar. Traga só alegria e paz no coração!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *