Homenagem e continuidade nas relações institucionais marcam participação do TJAP na cerimônia do Dia do Exército na 22ª Brigada de Infantaria de Selva

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, participou, nesta quarta-feira (19), de uma formatura realizada na 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), a “Brigada da Foz do Amazonas”, em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro – celebrado no dia 19 de abril. Esse foi o primeiro evento do chefe do Poder Judiciário amapaense na sede das Forças Armadas no Estado. Também estavam presentes os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amapá, Gilberto Pinheiro e Rommel Araújo.

Durante a celebração, o comandante da Brigada da Foz do Amazonas, general Marcus Bonifácio, apresentou a tropa e conduziu os demais ritos da celebração. A autoridade militar agradeceu o apoio das instituições representadas, entre elas o TJAP, no processo de fortalecimento da 22ª Brigada.

“Estou feliz pela presença do presidente do TJAP, pois a mais alta autoridade do Poder Judiciário no Estado reforça aqui essa relação entre o Exército e Justiça do Amapá, instituições que sempre trabalham juntos em favor de toda a população do Estado”, pontuou o general Marcus Bonifácio.

O desembargador Adão Carvalho parabenizou as Forças Armadas pela passagem da data e destacou que, em sua gestão, pretende dar continuidade na boa relação institucional do Poder Judiciário com o Exército no Amapá. O presidente do TJAP enfatizou que o papel da 22ª Brigada de Infantaria na segurança da fronteira do Oiapoque e manutenção da paz na região do extremo norte do estado é essencial para a proteção e segurança na região.

“Viemos aqui reafirmar nosso compromisso de trabalhar conjuntamente e dar continuidade às parcerias com a Brigada Foz do Amazonas em favor da sociedade amapaense. Parabenizo as Forças Armadas pelos serviços prestados ao Estado e pelo Dia do Exército Brasileiro”, pontuou o desembargador-presidente do TJAP.

Na ocasião, o desembargador Rommel Araújo foi condecorado, juntamente com outras autoridades civis e militares, com a “Medalha Brigada da Foz”, concedida às instituições (brasileiras e estrangeiras) e personalidades que prestaram relevantes serviços ao Amapá.

“Para mim é uma honra, pois essa medalha que recebi representa o reconhecimento do trabalho de todos os membros do Poder Judiciário. Fico agradecido pela condecoração, pois ela representa o laço fraterno de cooperação entre Forças Armadas e TJAP para o desenvolvimento das atividades de Justiça no Amapá”, frisou o desembargador Rommel Araújo.

Sobre o Dia do Exército

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Sobre a Brigada da Foz do Amazonas

Inaugurada em janeiro de 2018, e localizada no bairro Alvorada, em Macapá, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva possui cerca de mil militares no Amapá. A 22ª Bda Inf Sl tem a missão de manter permanente eficiência operacional para cooperar na manutenção da soberania do Brasil na faixa de fronteira Norte da Amazônia Oriental, participando do combate aos crimes transnacionais e ambientais transfronteiriços e cooperando com o desenvolvimento regional e a Defesa Civil, nas áreas do Amapá, Pará e Oeste do Maranhão.

A solenidade contou com a presença de chefes ou representantes de todas as esferas de poder no Amapá, imprensa e sociedade civil.

– Macapá, 19 de abril de 2023 –
Secretaria de Comunicação Social
Texto: Elton Tavares
Fotos: Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *