Horário Político do Povo

Por Ronaldo Rodrigues

Os programas de candidatos a vereador são verdadeiros quadros de humor. O problema é que os “humoristas” em questão falam sério. É cômico porque é trágico e vice-versa. Isso me deu uma ideia: assim como existe horário gratuito no rádio e na televisão para os candidatos esculhambarem a língua portuguesa e fazer propostas esdrúxulas, deveria também haver horário para o povo, para nós, eleitores, expostos a todo tipo de promessas e projetos absurdos.

Seria uma forma de nos vingarmos de tanta hipocrisia e de tanto despreparo dos candidatos. Imagino um programa em que cada parcela da população faria suas propostas, sempre numa linha de raciocínio bem despropositada:

– As donas de casa proporiam duas creches para cada filho, uma empregada doméstica para cada membro da família e uma cabeleireira/manicure à disposição, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Os motoristas proporiam o asfaltamento do rio Amazonas para desafogar o trânsito.

Os guias de turismo proporiam que se fizesse um complexo em que fossem juntados a Fortaleza de São José e o Monumento Marco Zero do Equador, para que num único passeio se conhecesse os dois locais.
Os operários proporiam que a carga horária semanal passasse de 40 para 4 horas e que fossem implantados dois domingos seguidos: um para a farra, outro para a ressaca da farra.

Os maconheiros proporiam a implantação do Programa Bolsa-Maconha, que iria cuidar da produção e da distribuição da erva, trazendo mais qualidade e segurança aos usuários.

E por aí seguiriam as propostas, desafiando o bom senso e a paciência dos candidatos, que seriam obrigados a ver e ouvir todas as propostas e a reconhecer seus próprios excessos.

Não sei se seria uma boa. É mais uma proposta, tão insensata (?) quanto às que nós somos obrigados a engolir todo dia. Mas se tiver alguém aí que tope, não custa nada tentar. Será?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *