Hospitais, clínicas e laboratórios devem informar ao Município sobre atendimento de casos suspeitos do novo Coronavírus

Como parte do pacote de medidas preventivas de combate à proliferação do Coronavírus, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, deu continuidade às ações que vêm sendo adotadas pela prefeitura. Na manhã deste domingo, 29, foi assinado o Decreto nº 1.750/2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade de hospitais (públicos e particulares), médicos e laboratórios particulares notificar o Município quanto ao atendimento de pacientes cujo quadro seja compatível ao novo Coronavírus, seja suspeito ou confirmado.

As instituições de saúde devem notificar, compulsoriamente, os suspeitos de infecção pelo Covid-19. Isso é importante para que o Município faça o acompanhamento desses casos. “A necessidade é para que não sejamos surpreendidos com casos que estejam aumentando sem que a equipe tenha conhecimento, para que medidas de prevenção da proliferação do novo Coronavírus sejam tomadas”, comenta o subsecretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Eldren Lage.

O decreto estabelece ainda que as notificações devem conter os dados completos, bem como a cópia do exame do paciente. As informações do atendimento precisam ser passadas ao Departamento de Vigilância Epidemiológica municipal em no máximo 4 horas após a primeira consulta/avaliação do indivíduo.

Todos os decretos municipais de prevenção e combate ao Coronavírus podem ser acessados pelo endereço eletrônico

http://macapa.ap.gov.br/coronavirus/decretos/.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Aline Brito
Assessora de comunicação
Contato: (96) 99182-4053

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *