I Semana acadêmica do curso de teatro

Por Romualdo Palhano (PhD em teatro)

Após a aprovação do Curso de Teatro pelo Conselho Superior da UNIFAP que aconteceu em 12 de novembro de 2013, o referido curso vem promovendo vários eventos: de 09 a 11 de abril foi promovida a Semana do Calouro; no dia 07 de maio ocorreu o “Ciclo de Palestras em Artes Cênicas” paralelamente ao lançamento da obra “Teatro no Amapá: Artistas e seu Tempo”, este último evento contou com a presença de várias personalidades que contribuíram para o teatro no Amapá: Professora Zaide Soledade, Professor Guilherme Jarbas, ator Carlos Lobato, ator e músico Fernando Canto, ator Celso Dias, diretor de teatro Amadeu Lobato, diretor e ator Carlos Lima, ator de diretor Daniel de Rocha e ator e diretor e professor Jackson Amaral.

De 27 a 30 deste mês de maio, o Curso de Teatro estará promovendo com o apoio do SESC/Amapá, a “I SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE TEATRO” com o tema: Contaminações entre Teatro e Dança. No dia 27 haverá a apresentação do espetáculo “Anáguas” pela “Companhia Oxentede atividades Culturais” da Paraíba. É um espetáculo cuja trama se dá na relação de três mulheres que lutam cada uma à sua maneira para manterem-se fiéis aos seus princípios e para isso são capazes de passar por cima de seus próprios egos. A história revela conflitos, desarmonia, egoísmo, e desavenças entre as personagens. Após o espetáculo haverá debate com o público presente.

No dia 28 a programação será voltada para a oficina de “Concepção e Construção de Figurino” que será ministrada pela professora e atriz Tainá Macedo; Tainá é arte educadora com Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba. É uma das mais conceituadas figurinistas da Paraíba. No dia 29 acontecerá a oficina de “Danças Populares” que será ministrada pelo ator e professor José Maciel da Silva e conjuntamente pela atriz e professora Margarida Santos. Maciel é Educador físico e especialista em Representação Teatral. Margarida Santos é graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas e especialista na área do teatro. As referidas oficinas acontecerão de 08:00 às 12:00 no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá.

Concluindo a programação no dia 30 com a palestra da atriz e professora Mestra Palmira Rodrigues Palhano com o título “Teatro na Educação”. Palmira é graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, é Mestra em Educação e doutoranda em Ciências Sociais. Atualmente é professora de Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus I.

Este evento é uma realização da Coordenação do Curso de Teatro da UNIFAP com apoio do SESC/Amapá; do Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (UNIFAP) e do Núcleo Amazônico de Estudos das Artes Cênicas da UNIFAP. Tem apoio ainda da Comissão organizadora que são acadêmicos do Curso de Teatro: Adriana Rodrigues, Ana Patrícia, Dayse Amaral, Dorivana Martins, Larissa Macedo, Maurício Macial, Naianne Martins José Neto e Veerney Nunes. O evento é aberto ao público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *