I Seminário de Gestão da Informação contou com a parceria do MP-AP

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) deu apoio na realização do I Seminário de Gestão da Informação do Estado Amapá por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Conselho Regional de Biblioteconomia 2ª Região (CRB-2). O evento realizado na Biblioteca Central da Unifap, nesta segunda-feira (12), data em que é comemorado o Dia do Bibliotecário, contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do MP-AP e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MP), Nicolau Crispino, da contadora de história, socióloga Ângela Carvalho, e profissionais da área que atuam em diferentes instituições públicas do Amapá.

O bibliotecário da Unifap, Mário Lima, abriu os trabalhos agradecendo aos colegas presentes, parceiros e ao membro do MP-AP pela presença no evento realizado com o intuito de agregar conhecimento no âmbito da gestão da informação.

Para a bibliotecária da Embrapa, Adelina Belém, a utilização da tecnologia com a realização de todas as palestras por meio de videoconferências possibilitou a participação de especialistas de renome na área da Gestão da Informação e do Conhecimento com um baixo custo.

Na ocasião, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Izabel Cristina de Carvalho Mendes, deu posse à bibliotecária do MP-AP, Leididaina Araújo e Silva, como delegada do CRB-2, indicada pelos bibliotecários do Estado para representar o Amapá no triênio 2018-2020, em substituição à delegada Marcilene Nogueira Moraes. A servidora do MP-AP também foi agraciada com o 1º Prêmio Bibliotecário do Estado do Amapá Destaque 2017.

O coordenador do CEAF destacou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela servidora da instituição de incentivo à leitura e também a iniciativa inédita do MP-AP para o Banco de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que visa o diagnóstico situacional das bibliotecas públicas estadual e municipais do Amapá, prevendo um conjunto de atividades a serem realizadas até 2019.

“Estou muito feliz por estar presente e testemunhar este momento importante para alunos, professores e bibliotecários, os quais parabenizo pelo seu dia. Eu e o doutor Márcio Alves, que é o Procurador-Geral de Justiça, temos apoiado essas atividades que a Leididaina vem proporcionando na Biblioteca do MP-AP, de fomento à cultura da leitura e das bibliotecas para que, de certa forma, sensibilize o executivo municipal e estadual para criarem mais bibliotecas em nosso Estado. Parabéns a todos e sucesso”, agradeceu Nicolau Crispino.

Durante a manhã e tarde, o evento contou com palestras virtuais Gustavo Henn e Bianca Amaro (manhã) e Miguel Arellano e Briquet Lemos (tarde). Eles explanaram sobre discussões atuais com o contexto social, político e econômico inserido nas atividades de gestão da informação e do conhecimento nas organizações públicas e privadas, somadas aos avanços teóricos e metodológicos que envolvem a referida área. Na ocasião, foram debatidos conceitos, metodologias e ferramentas disponíveis sobre as novas tecnologias da informação e comunicação que facilitam o desenvolvimento da gestão de informação, além do intercâmbio de experiências.

SERVIÇO:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *